Definição – O que significa Password Breaker?
Um quebrador de senha é uma ferramenta de aplicativo de software criptográfico projetada para identificar ou recuperar um nome de usuário / senha desconhecido ou esquecido de um recurso seguro, como uma rede ou sistema de computador. É usado para discernir as senhas contidas na lista de senhas hackeadas (criptografadas) de um sistema infiltrado.
Um quebrador de senha também é conhecido como cracker de senha.
Definirtec explica o Password Breaker
Para invadir um sistema, um quebrador de senha precisa de seu dicionário e da lista de senhas com hash roubadas. Regras comuns de criação de senha são aplicadas a um dicionário para formar possíveis senhas que são hash e comparadas com a lista de hash roubada. Uma ou mais correspondências indicam o uso de uma senha real para aquele sistema.
Devido às restrições de tempo, os quebradores de senha não fazem tentativas repetidas de login no sistema. Além disso, medidas de prevenção de automação estão incluídas em sistemas de segurança modernos. Alguns sistemas permitem apenas algumas tentativas incorretas antes de bloquear uma conta.
Os quebradores de senha usam dois métodos comuns para quebrar senhas: ataques de força bruta e ataques de dicionário. Um ataque de dicionário é direto porque, até que uma ou mais correspondências sejam encontradas, ele simplesmente compara os itens com hash ao conteúdo de um dicionário que contém senhas conhecidas. Por outro lado, um ataque de força bruta itera por meio de cada permutação disponível, como tentar hello1 depois hello2, depois 3, então 4 e assim por diante – sem um indício de inteligência.
Um método mais sofisticado envolvendo regras ocorre com senhas mais complexas. Nesse tipo de ataque, os usuários podem aplicar regras de criação de senha ao dicionário para criar senhas mais complexas, que são então hash e comparadas com a lista roubada.
A quebra pode levar de alguns minutos a dias, semanas ou anos, dependendo da complexidade da senha. No entanto, o processo é acelerado usando unidades de processamento gráfico (GPU), que são suportadas por quebradores de senha modernos, como John the Ripper e Hashcat.