Definição – o que significa quarentena?
A quarentena é o processo de isolar um arquivo suspeito de estar infectado com um vírus em uma área específica de um dispositivo de armazenamento para evitar que ele contamine outros arquivos. O processo de quarentena é usado quando o software antivírus detecta um problema e não é capaz de eliminá-lo com seus protocolos atuais ou quando não tem certeza se o arquivo é um vírus conhecido ou não. Se o usuário suspeitar que um arquivo está infectado, mas o vírus não for detectado pelo software, ele poderá habilitar a quarentena manualmente.
Definirtec explica quarentena
O software antivírus freqüentemente recorre ao uso de quarentena quando não consegue limpar um arquivo infectado. Depois que o vírus ou arquivo é colocado em quarentena, ele não pode interagir com o sistema. É aconselhável excluir os arquivos suspeitos de quarentena o mais rápido possível.
Existem programas antivírus que enviam automaticamente uma amostra do arquivo em quarentena pela Internet para análise. O centro que analisa a amostra envia um relatório sobre a ameaça detectada. Se for um novo vírus, o centro também cria e envia uma configuração de definição de vírus atualizada para eliminar a ameaça ao computador ou dispositivo pessoal do usuário.