Definição – o que significa qualidade de serviço (QoS)?
Qualidade de serviço (QoS) refere-se à capacidade de uma rede de atingir largura de banda máxima e lidar com outros elementos de desempenho de rede, como latência, taxa de erro e tempo de atividade. A qualidade do serviço também envolve o controle e gerenciamento de recursos de rede, definindo prioridades para tipos específicos de dados (vídeo, áudio, arquivos) na rede. O QoS é aplicado exclusivamente ao tráfego de rede gerado para vídeo sob demanda, IPTV, VoIP, streaming de mídia, videoconferência e jogos online.
Definirtec explica qualidade de serviço (QoS)
Como o número de usuários da Internet continua a crescer, os requisitos de desempenho da rede devem aumentar junto com eles. Além disso, muitos dos serviços online mais recentes exigem grandes quantidades de largura de banda e desempenho de rede. O desempenho da rede é um elemento de preocupação tanto para o usuário quanto para o provedor de serviços. Os provedores de serviços de Internet precisam aplicar técnicas e tecnologias para fornecer o melhor serviço possível antes que seus concorrentes os superem.
O principal objetivo da qualidade de serviço é fornecer prioridade às redes, incluindo largura de banda dedicada, jitter controlado, baixa latência e características de perda aprimoradas. Suas tecnologias fornecem os blocos de construção elementares que serão usados para futuras aplicações de negócios em campus, redes de longa distância e redes de provedores de serviços.
Existem três componentes fundamentais para a implementação básica de QoS:
- Técnicas de identificação e marcação para coordenar QoS de ponta a ponta entre os elementos da rede
- QoS em um único elemento de rede
- Política de QoS, gerenciamento e funções de contabilidade para controlar e administrar o tráfego ponta a ponta em uma rede