Definição – O que significa Main Distribution Frame (MDF)?
Um quadro de distribuição principal (MDF) é um quadro de distribuição de sinal ou rack de cabos usado em telefonia para interconectar e gerenciar a fiação de telecomunicações entre ele mesmo e qualquer número de quadros de distribuição intermediários e cabeamento da rede de telefonia que ele suporta.
O MDF conecta equipamentos dentro de uma instalação de telecomunicações a cabos e equipamentos da operadora de assinantes. Todo cabo que fornece serviços às linhas de telefones dos usuários termina em um MDF e é distribuído por meio do MDF para os equipamentos nas centrais locais.
Historicamente, isso seria o mesmo que as centrais telefônicas de antigamente, onde as operadoras de telefonia inseriam os fios de conexão em uma matriz de soquetes em um painel de conexão para conectar as chamadas. Os jumpers de hoje são mais permanentes, atribuindo uma linha para cada conta de assinante individual e só precisam ser alterados conforme as pessoas mudam seus números, para redirecionar redes, linhas dedicadas ou para fins de manutenção.
Definirtec explica o quadro de distribuição principal (MDF)
Um MDF pode fornecer flexibilidade na atribuição de instalações de telecomunicações a um custo menor e maior capacidade do que um painel de conexão.
O tipo mais comum de MDF é um longo rack de aço acessível de ambos os lados. Os blocos de terminação são dispostos horizontalmente em um lado na frente das prateleiras do rack. Os jumpers ficam na prateleira e se movem através de um arco de aço para percorrer blocos de terminação dispostos verticalmente.
Um MDF típico pode conter centenas de milhares de jumpers e dezenas deles podem ser trocados todos os dias durante décadas sem emaranhados quando administrados por profissionais experientes. Jumpers são pares trançados de cabos, cada um correspondendo a uma linha telefônica individual.
Os MDFs são unilaterais para que os trabalhadores possam instalar, remover ou trocar os jumpers. Contudo,
os antigos sistemas de jumpers manuais são agora automatizados, em sua maioria, usando quadros de distribuição principais automatizados. Os sistemas de computador que controlam as operações do MDF atribuem terminais próximos uns dos outros para que os jumpers não precisem ser longos e as prateleiras não fiquem congestionadas com fios, pois os jumpers são mais curtos.
Os MDFs em centrais privadas executam funções semelhantes às executadas por escritórios centrais, mas em menor escala.