PXE

PXE (Preboot eXecution Environment) é uma tecnologia que lhe permite arrancar um computador a partir de um servidor de rede, sem a necessidade de um disco rígido ou unidade óptica local. O PXE é tipicamente utilizado em ambientes corporativos, onde os computadores são frequentemente imitados e implantados a partir de um local central. Como funciona o DHCP PXE? DHCP PXE (Preboot Execution Environment) é uma tecnologia que lhe permite arrancar um computador a partir de um servidor de rede sem a necessidade de um dispositivo de arranque local. O processo de inicialização do PXE é iniciado quando o computador tenta inicializar a partir da rede. O processo de inicialização do PXE requer os seguintes componentes:

1. um servidor DHCP habilitado para PXE
2. Um servidor de inicialização PXE
3. Um cliente PXE inicializável

O processo de inicialização do PXE começa quando o cliente PXE tenta inicializar a partir da rede. O cliente PXE envia uma mensagem DHCP DISCOVER para o servidor DHCP. O servidor DHCP responde com uma mensagem DHCP OFFER que inclui o endereço IP do servidor de inicialização do PXE. O cliente PXE envia então uma mensagem DHCP REQUEST ao servidor DHCP para confirmar o endereço IP do servidor de inicialização PXE.

O servidor de inicialização PXE então envia um programa de bootstrap PXE para o cliente PXE. O cliente PXE executa o programa de bootstrap PXE, que carrega um programa bootloader do servidor de boot PXE. O programa de bootloader então carrega o sistema operacional a partir do servidor de boot PXE. Qual porta o PXE usa? O PXE usa a porta 67/udp para DHCP e a porta 69/udp para TFTP.

Como eu habilito a inicialização do PXE?

A inicialização PXE é um método de inicialização de um computador usando uma conexão de rede, tipicamente envolvendo um servidor e uma máquina cliente. O servidor fornece uma imagem de boot que a máquina cliente usa para inicializar ela mesma. A máquina cliente deve ter uma placa de rede compatível com PXE para poder inicializar PXE.

Para ativar a inicialização PXE, você precisará configurar seu servidor para fornecer uma imagem de inicialização para os clientes PXE. Isto pode ser feito usando uma ferramenta como WDS (Windows Deployment Services) em um servidor Windows, ou usando uma ferramenta como o iPXE em qualquer servidor. Assim que seu servidor estiver configurado para fornecer uma imagem de inicialização, você precisará configurar sua placa de rede compatível com PXE para inicializar a partir da rede. Isto pode ser feito nas configurações da BIOS da máquina.

Como eu faço um servidor PXE para Windows?

PXE (Preboot eXecution Environment) é uma tecnologia que permite que computadores inicializem através de uma rede sem a necessidade de um disco local ou drive óptico. Para configurar um servidor PXE para Windows, você precisará instalar um pacote de software de servidor PXE em um computador que esteja conectado à rede. Assim que o software do servidor estiver instalado, você precisará configurá-lo com as configurações apropriadas para a sua rede. Após o servidor estar configurado, você precisará criar uma imagem de inicialização que contenha os arquivos necessários para inicializar o computador através da rede. A imagem de arranque pode ser criada utilizando uma ferramenta como o Microsoft Windows Preinstallation Environment (WinPE) ou o Network Bootstrap Program (NBP). Uma vez criada a imagem de boot, ela deve ser colocada em um compartilhamento de rede que seja acessível aos computadores que inicializarão a partir do servidor PXE.

O que significa iniciar o PXE sobre IPv4?

“PXE” significa “Preboot eXecution Environment”. É um protocolo que permite a um computador arrancar carregando um kernel através da rede, em vez de a partir de um disco rígido local.

“IPv4” é a quarta versão do Protocolo de Internet. É o protocolo mais comum usado na Internet hoje em dia.

“Iniciar PXE sobre IPv4” significa que o computador vai tentar arrancar usando o protocolo PXE sobre uma ligação de rede IPv4.