Definição – o que significa provisionamento de conta de usuário?
O provisionamento de conta de usuário é a criação, gerenciamento e manutenção de objetos e atributos de um usuário final em relação ao acesso a recursos disponíveis em um ou mais sistemas. Essencialmente, o provisionamento da conta do usuário se refere ao gerenciamento dos direitos e privilégios do usuário. O provisionamento de conta de usuário é um dos muitos procedimentos de gerenciamento de identidade e define as diferentes maneiras de gerenciar a identidade digital de um indivíduo, autenticação e direitos de autorização.
O provisionamento de conta de usuário também pode ser conhecido simplesmente como provisionamento de usuário.
Definirtec explica o provisionamento de contas de usuário
Os objetos no provisionamento da conta do usuário podem incluir os destinatários do serviço ou os usuários finais. O provisionamento de usuários pode se tornar um problema, especialmente para grandes empresas, porque determinar os direitos e privilégios de acesso se torna mais difícil quanto mais funcionários e diferentes cargos existem em uma organização. Nesses casos, as empresas podem ficar sobrecarregadas com problemas relacionados ao gerenciamento de contas de seus funcionários e em dar-lhes os direitos de conta adequados, evitando riscos. A complexidade de um método de provisionamento depende do nível de risco e dos recursos que os usuários finais acessarão.
Com aplicativos em nuvem, contas de usuário do Active Director (AD), vários aplicativos de negócios e outras contas incontáveis que precisam de provisionamento, as demandas por serviços de provisionamento de contas de usuário aumentam. Essas contas precisam ser classificadas e organizadas de acordo com as funções de cada conta. Eles também precisam ser atualizados com frequência. Uma das soluções propostas é ter um “diretório de pessoas” em que cada pessoa tem uma conta que está conectada a suas outras contas de usuário relacionadas, como ADs ou aplicativos em nuvem. As regras de fluxo de trabalho podem estabelecer o usuário de uma posição de autoridade, provavelmente alguém no departamento de recursos humanos, e fornecer ao usuário todas as contas de que ele precisa com base em sua função ou posição na organização. No entanto, se o usuário desejar sair, ainda será simples porque todas as suas contas estão vinculadas, de modo que todas podem ser desativadas de uma vez.