Definição – O que significa Virtual Internet Service Provider (VISP)?
Um provedor de serviços de internet virtual (VISP) é uma empresa provedora de serviços de internet que oferece serviços de internet sob outra marca, permitindo que os clientes acessem a internet por meio de múltiplos pontos de presença (POPs).
Um ISP virtual também é conhecido como ISP de atacado ou ISP de afinidade porque os POPs usados pelos VISPs são controlados e gerenciados pelo ISP de atacado.
Definirtec explica Virtual Internet Service Provider (VISP)
O Virtual ISP foi introduzido pela primeira vez pelo braço britânico de uma corporação canadense chamada Intasys. O VISP foi introduzido em Londres em 1996 e foi usado como um ISP de demonstração para outros ISPs virtuais.
ISPs virtuais usam as instalações e serviços de um grande ISP existente. No entanto, eles também usam suas próprias marcas para fins de marketing e cobrança. Os ISPs virtuais estão disponíveis em diferentes tipos de modelos. Um ISP de atacado pode oferecer acesso à Internet a seus assinantes por meio de PoPs ou um multiplexador de acesso à linha de assinante digital. Um ISP normal pode usar seus próprios pontos de presença para fornecer um único serviço e fazer uso do modelo VISP para fornecer outros serviços. Uma combinação de PoPs e do modelo VISP também pode ser usada para fornecer um serviço em várias áreas. Um ISP virtual também está disponível como serviço dial-up de marca branca, que normalmente é oferecido a qualquer pessoa gratuitamente ou por uma taxa mínima de instalação. Nesse tipo de modelo, o principal ISP que oferece o serviço ganha dinheiro com as ligações; uma porcentagem da receita gerada também pode ser compartilhada com o proprietário do ISP virtual.