Definição – O que significa Provedor de Serviços de Internet (ISP)?
Um provedor de serviços de Internet (ISP) é uma empresa que fornece aos clientes acesso à Internet. Muitas vezes é referido apenas como “o provedor”. Os dados podem ser transmitidos usando várias tecnologias, incluindo dial-up, DSL, modem a cabo, sem fio ou interconexões dedicadas de alta velocidade.
Normalmente, os ISPs também fornecem a seus clientes a capacidade de se comunicarem uns com os outros, fornecendo contas de e-mail na Internet, geralmente com vários endereços de e-mail a critério do cliente.
Outros serviços, como serviços de telefone e televisão, ou sites pessoais ou home pages também podem ser fornecidos. Os serviços e combinações de serviços podem ser exclusivos para cada ISP.
Hoje, os ISPs são geralmente empresas de cabo ou telefonia móvel que oferecem assinaturas de Internet além de TV ou serviços de comunicações móveis.
Um provedor de serviços de Internet também é conhecido como provedor de acesso à Internet (IAP).
Definirtec explica o provedor de serviços de Internet (ISP)
Resumindo, para ser capaz de conectar um dispositivo como um computador pessoal (PC) à Internet, é necessário ter uma rede especial, telecomunicações e equipamento de roteamento. Como a grande maioria dos consumidores não tem acesso a este tipo de equipamento, os ISPs “alugam” acesso a redes que permitem aos usuários estabelecer conectividade com a Internet, manter infra-estruturas e resolver nomes de domínio.
Alguns ISPs oferecem acesso gratuito à Internet, geralmente por um período limitado de horas por dia em uma velocidade limitada. Essas chamadas “freenets” geralmente geram receita com a inclusão de banners ou outros anúncios.
A Internet começou como uma rede fechada entre laboratórios de pesquisa do governo e universidades e faculdades. À medida que as universidades e faculdades começaram a dar acesso à Internet para seus professores e outros funcionários, os ISPs foram criados para fornecer acesso à Internet para esses funcionários em casa e em outros lugares. O primeiro ISP começou em 1990 como The World, com sede em Brookline, Massachusetts.
Clientes individuais e empresas pagam ISPs para acesso à Internet. Os ISPs são interconectados entre si em pontos de acesso à rede. Por sua vez, os ISPs pagam outros ISPs maiores pelo seu acesso à Internet, que por sua vez pagam ainda outros ISPs.
Isso ocorre em cascata várias vezes até que as transmissões alcancem uma operadora de Nível 1, que é um ISP capaz de alcançar todas as outras redes na Internet sem comprar trânsito IP ou pagar liquidações. No entanto, é difícil determinar o status de uma rede porque os acordos comerciais para pagar as liquidações não são tornados públicos. Além disso, o tráfego é sempre roteado por várias redes, indo e vindo das operadoras da Camada 1 para as Camadas 2 e 3 várias vezes antes que os dados cheguem ao seu destino.
No entanto, a situação é mais complexa do que simplesmente uma única conexão estabelecida para um ISP upstream. Os ISPs podem ter mais de um ponto de presença (PoP), que é um ponto de acesso à Internet composto por um local físico que abriga servidores, roteadores, switches ATM e agregadores de chamadas digitais / analógicas.
Alguns ISPs têm milhares de PoPs. Vários PoPs podem ter conexões separadas para um ISP upstream. E cada ISP pode ter ISPs upstream e conexões para cada um deles em um ou vários PoPs.