Definição – o que significam os protocolos do Grupo 4?
Os protocolos do Grupo 4 são um conjunto de protocolos usado para enviar documentos de fax em redes ISDN com suporte para imagens de até 400 dpi de resolução. Ele é projetado para transmissões de FAX entre sistemas ISDN de 64 kbps e para o uso de protocolos.
Definirtec explica os protocolos do Grupo 4
Os protocolos do Grupo 4 incluem os seguintes protocolos:
- T.6
- T.62
- T.70
- T.72
- T.411
- T.412
- T.414
- T.415
- T.416
- T.417
- T.503
- T.521
- T.563
Enquanto os protocolos de fax nos grupos 1 a 3 são analógicos por natureza e projetados para usar linhas telefônicas analógicas, o grupo 4 usa transmissões digitais de imagens de fax que requerem um ISDN ou conexões digitais com o sistema de destino. O Grupo 4 também usa o protocolo de compactação de dados CCITT denominado T.6.
As conexões de fax do Grupo 4 entre a origem e o destino são digitais por natureza. Por exemplo, um escritório pode usar um sistema telefônico básico PBX que é digital e a operadora de telefone pode usar conexões digitais. Nesses casos, é sempre uma opção melhor se houver pelo menos um pouco de comunicação analógica no circuito entre o serviço telefônico local e o PBX. Até que os sistemas telefônicos sejam convertidos em redes digitais, os sistemas de fax do grupo 4 não podem substituir os sistemas do Grupo 3.
As codificações do grupo 4 são algoritmos de compressão projetados para codificar dados de imagem de um bit. Os formatos de documento e fax (incluindo TIFF) suportam o Grupo 4. Eles substituem o grupo 3 em muitos sistemas convencionais de armazenamento de imagens de documentos. Os dados codificados têm metade do tamanho dos dados codificados do grupo 3 unidimensional. Embora a codificação do Grupo 4 seja difícil, ela ainda codifica e decodifica mais rápido do que o grupo 3. Como foram projetados para uso em redes de dados, não encapsulam códigos de sincronização para detecção de erros. Isso ocorre porque eles não são comumente usados para transferências de imagens. O protocolo do Grupo 4 é idêntico ao MMR; ambos usam o mesmo algoritmo e obtêm resultados de compressão idênticos.