Definição – O que significam os protocolos de túnel GPRS (GTP)?
O GPRS Tunneling Protocol (GTP) é um protocolo baseado em protocolo da Internet (IP), usado para transportar o serviço geral de rádio em pacotes (GPRS) nas seguintes redes:
- Sistema Universal de Telecomunicações Móveis (UMTS)
- Evolução de longo prazo 3GPP (LTE)
- Sistema Global para Comunicações Móveis (GSM)
O GTP permite que os clientes GSM viajem enquanto permanecem conectados à Internet. O GTP pode ser usado com o Transmission Control Protocol (TCP) e o User Datagram Protocol (UDP).
A Definirtec explica os protocolos de túnel GPRS (GTP)
O GTP é dividido em três categorias:
- GTP-C: é usado apenas para redes centrais para transportar dados e sinais.
- GTP-U: É usado para transportar sinais entre o GPRS e a rede de acesso de rádio (RAN).
- GTP-Prime: É usado como GTP-C e GTP-U e para transferir os dados de carga para o gateway de carga.
Usado para fornecer melhores soluções de comunicação, o GTP foi projetado para redes centrais GPRS. É mais confiável porque pode ser usado com pilhas UDP e TCP (Transmission Control Protocol). O GTP foi padronizado dentro do padrão GSM 9.60. Todas as versões do GTP usam UDP para transporte.
O GTP tem apenas duas versões – 0 e 1. Existem muitas diferenças entre essas versões. Na versão 0, os protocolos de sinalização e tunelamento são integrados em uma única porta, mas a versão 1 usa dois protocolos: GTP-C e GTP-U. A versão 1 foi lançada com uma tentativa de oferecer suporte à comunicação WAN, como a transmissão X.25. A versão 0 pode ser usada com TCP e UDP, enquanto a versão 1 pode ser usada apenas com UDP.