Definição – o que significa protocolos de rede?
Os protocolos de rede são padrões formais e políticas compostas de regras, procedimentos e formatos que definem a comunicação entre dois ou mais dispositivos em uma rede.
Eles garantem que os dispositivos de rede de computadores podem transmitir e receber dados usando uma linguagem comum, independentemente de seus diferentes designs, hardware ou infraestruturas.
Os protocolos de rede governam os processos ponta a ponta de dados oportunos, seguros e gerenciados ou comunicação de rede.
Eles podem ser integrados em hardware ou software e são tão importantes que, na prática, todo uso de rede depende de protocolos de rede para comunicação e conectividade.
Definirtec explica protocolos de rede
Os protocolos de rede incorporam todos os processos, requisitos e restrições de iniciar e realizar a comunicação entre computadores, servidores, roteadores e outros dispositivos habilitados para rede.
Eles devem ser confirmados e instalados pelo remetente e pelo receptor para garantir a comunicação de rede / dados e se aplicar aos nós de software e hardware que se comunicam em uma rede.
Os protocolos de rede são desenvolvidos e publicados por vários grupos de acordo com certos padrões da indústria.
Os mais importantes incluem:
-
Consórcio World Wide Web (W3C)
-
União Internacional das Telecomunicações (UIT)
-
Organização Internacional de Normalização (ISO)
-
Força-tarefa de engenharia da Internet (IETF)
-
Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE)
Um conjunto de protocolos é um conjunto de diferentes protocolos de rede que cooperam para trocar informações e permitir a conectividade com a Internet em várias camadas.
Por exemplo: o pacote TCP / IP compreende o Protocolo de Controle de Transmissão (TCP), Protocolo de Datagrama de Usuário (UDP), Protocolo de Internet (IP) e Protocolo de Transferência de Hipertexto (HTTP) ou Protocolo de Transferência de Arquivo (FTP).
Cada um deles permite a transmissão de dados entre dispositivos no nível do pacote de informações (principalmente TCP e UDP, bem como para adicionar uma camada adicional de estabilidade), nível de endereço de Internet (IP) e nível de exibição (HTTP e FTP).
Tipos amplos de protocolos de rede
Protocolos de comunicação de rede
Os protocolos de comunicação permitem a comunicação de dados básicos entre dispositivos de rede. Seus objetivos vão desde a transferência de arquivos entre computadores ou via Internet, a troca de mensagens baseadas em texto e o estabelecimento de comunicação entre roteadores e dispositivos externos ou IoT.
Exemplos de protocolos de comunicação são:
- Protocolos Bluetooth
- FTP
- TCP / IP
- E HTTP
Protocolos de segurança de rede
Os protocolos de segurança implementam a segurança nas comunicações de rede, garantindo que os dados transferidos pela rede não possam ser acessados por usuários não autorizados.
A segurança é estabelecida por vários meios, como o uso de senhas, protocolos de autenticação ou criptografia de dados.
Os dados podem ser criptografados e protegidos durante o transporte entre dispositivos, e o acesso pode ser negado a dispositivos ou usuários desconhecidos ou não autorizados.
Exemplos de protocolos de segurança incluem:
- HTTPS
- SSL
- SSH
- E SFTP
Protocolos de gerenciamento de rede
Os protocolos de gerenciamento de rede fornecem governança e manutenção da rede, definindo os procedimentos necessários para operar uma rede.
Eles são aplicados em todos os dispositivos que operam em uma determinada rede – como servidores, roteadores e computadores – para coordená-los de maneira eficiente.
Os protocolos de gerenciamento de rede garantem que cada dispositivo esteja conectado aos outros e à própria rede e garantem a estabilidade dessas conexões.
Eles são freqüentemente usados para fins de solução de problemas e para avaliar a qualidade da conexão de rede.
Exemplos de protocolos de gerenciamento de rede incluem:
- SNMP
- e ICMP