Definição – o que significa Content Vectoring Protocol (CVP)?
O Content Vectoring Protocol (CVP) é uma especificação de protocolo para filtrar os dados que cruzam um firewall em servidores antivírus. O CVP é usado para varrer dados que estão saindo de um firewall para um dispositivo de varredura externo.
O CVP verifica os arquivos em busca de vírus ou outro malware à medida que eles passam por um firewell. Ele também cria um relacionamento cliente-servidor em que diferentes firewalls compartilham o mesmo servidor de validação de conteúdo. Isso permite que um servidor de validação de conteúdo colete arquivos de entrada de vários firewalls se eles forem sinalizados como suspeitos.
O CVP simplifica a implantação de software antivírus e produtos de bloqueio de conteúdo com firewalls.
Definirtec explica o protocolo de vetorização de conteúdo (CVP)
O Content Vectoring Protocol foi desenvolvido pela primeira vez por uma empresa chamada Check Point Software em 1996 como um protocolo para permitir que soluções antivírus se comuniquem com servidores antivírus. A primeira implementação do CVP foi no Firewall-1 versão 3.0, mas o CVP foi desenvolvido posteriormente como uma especificação de interface de programação de aplicativo (API).
Um uso típico do CVP seria mover todas as mensagens SMTP de entrada para um servidor de varredura de conteúdo, que varreria os dados em busca de qualquer código Active-X malicioso. O CVP é usado principalmente na verificação de vírus de dados obtidos de fontes como mensagens de e-mail ou arquivos baixados da Internet à medida que eles cruzam um firewall.
Existem vários fornecedores que oferecem suporte ao CVP.