Definição – O que significa Distance Vector Routing Protocol (DVRP)?
O protocolo de roteamento de vetor de distância (DVRP) é um dos dois principais protocolos de roteamento para métodos de comunicação que usam pacotes de dados enviados por protocolo de Internet (IP). O DVRP requer hardware de roteamento para relatar as distâncias de vários nós em uma rede ou topologia de IP para determinar as melhores e mais eficientes rotas para pacotes de dados.
Definirtec explica o protocolo de roteamento de vetor de distância (DVRP)
Ao contrário do DVRP e do outro tipo predominante de protocolo de roteamento, que é denominado Link State Routing Protocol, o método DVRP tende a contemplar apenas dois fatores: distância e vetor. A distância é comumente definida como o número de etapas, ou hosts, que uma mensagem deve percorrer para chegar ao seu destino. O vetor descreve a trajetória da mensagem em um determinado conjunto de nós da rede. Os protocolos de estado de link usam um método um pouco mais sofisticado para verificar a rapidez ou eficiência de um determinado ponto no vetor para executar mensagens por meio de pontos de rede mais rápidos em vez de mais lentos.
Os protocolos DVRP e link state são úteis em Voice over IP e outros tipos de comunicações que usam pacotes de dados roteados. À medida que a infraestrutura IP se torna mais valiosa para os mercados de telecomunicações e globais em geral, é provável que os avanços futuros continuem a aumentar a capacidade de tráfego IP com métodos e hardware aprimorados.