Definição – o que significa o protocolo de resolução de endereços (ARP)?
O protocolo de resolução de endereços (ARP) é um protocolo de rede de baixo nível para converter endereços da camada de rede em endereços da camada de link.
O ARP está entre as camadas 2 e 3 do modelo OSI, embora o ARP não tenha sido incluído na estrutura OSI e permita que os computadores se apresentem em uma rede antes da comunicação.
Como os protocolos são unidades básicas de comunicação de rede, a resolução de endereços depende de protocolos como o ARP, que é o único método confiável de lidar com as tarefas necessárias.
Definirtec explica protocolo de resolução de endereços (ARP)
Ao configurar um novo computador em rede, cada sistema recebe um endereço de protocolo da Internet (IP) para identificação e comunicação primária. Um computador também possui uma identidade de endereço de controle de acesso à mídia (MAC) exclusiva. Os fabricantes incorporam o endereço MAC na placa de rede local (LAN). O endereço MAC também é conhecido como endereço físico do computador.
Antes de dois computadores se comunicarem, cada um deve saber os endereços IP ou MAC relativos do outro. Se o computador A tiver apenas o endereço MAC do computador B, o computador A pode revelar seu endereço IP enviando uma solicitação ARP ao computador B. O computador B pode então responder anexando seu endereço IP com ARP ao computador A. Este processo simples de tradução e troca de endereço é o papel principal do ARP.
As tabelas ARP podem ser armazenadas para aumentar as taxas de transmissão, mantendo o controle de endereços conhecidos na rede e transmitindo qualquer alteração de endereço MAC ou IP via ARP.
Não há autenticação necessária neste nível, portanto, a falsificação de endereços IP e MAC é possível. Pode ser necessário software adicional para policiar as tabelas ARP e evitar ataques de usuários mal-intencionados.