Definição – o que significa VRRP (Virtual Router Redundancy Protocol)?
O Virtual Router Redundancy Protocol (VRRP) é um protocolo de gerenciamento de rede usado para aumentar a disponibilidade de hosts de serviço de gateway padrão na mesma sub-rede. O VRRP melhora a confiabilidade e o desempenho da rede host, permitindo que um roteador virtual atue como o gateway padrão para essa rede.
O VRRP foi projetado especificamente para permitir o roteamento, encaminhamento e comutação de dados entre um pool de roteadores virtuais. O VRRP foi criado para resolver o problema de endereços estáticos, que se mostravam ineficientes quando a rota ou caminho não estava disponível.
Definirtec explica Virtual Router Redundancy Protocol (VRRP)
O desempenho da rede é melhorado atribuindo dinamicamente um dos roteadores virtuais como um gateway padrão usando um algoritmo de eleição VRRP. Este algoritmo aumenta a confiabilidade e fornece um mecanismo de failover e suporte para roteamento estático. O VRRP atribui um dos roteadores como o roteador mestre, que gerencia o encaminhamento e o roteamento do tráfego para todos os IPs virtuais associados a esses roteadores. Ele também alterna dinamicamente para outro roteador se o mestre não estiver disponível.
VRRP cria um pool de roteadores físicos a serem anunciados como um único roteador virtual, permitindo que os hosts configurem o roteador virtual como seu gateway padrão. O VRRP seleciona o roteador virtual do grupo, atribui um IP virtual a esse roteador e, uma vez que os hosts tenham configurado seu gateway padrão, ele habilita o encaminhamento de pacotes. O roteamento / encaminhamento é executado pelo roteador mestre, que também é eleito pelo VRRP do grupo VRRP. O VRRP monitora e gerencia toda a comunicação, que é encaminhada ao grupo e aos endereços IP do roteador virtual associado e às solicitações do protocolo de resolução de endereço. Um novo roteador mestre é eleito imediatamente se o roteador principal ficar offline.
O VRRP aumenta a redundância, tornando-o significativamente benéfico em situações em que a disponibilidade do caminho padrão para hosts de rede é crítica. O VRRP pode ser implementado em Ethernet, comutação de etiqueta multiprotocolo e redes token ring.