Definição – O que significa o Microcom Networking Protocol (MNP)?
Microcom Networking Protocol (MNP) é um protocolo de comunicação desenvolvido inicialmente pela Microcom Inc para correções de erros e compressões. Ele corrige modificações introduzidas nos dados durante as transmissões por interferência da linha telefônica e oferece vários níveis para correção e compressão de dados.
Definirtec explica Microcom Networking Protocol (MNP)
Microcom Networking Protocol é um protocolo de licença aberta usado pela maioria da indústria de modems. Microcom tem sua própria forma de controle de erros chamada echoplex.
Os modems são geralmente dispositivos sujeitos a erros. Erros introduzidos em arquivos durante a transferência de arquivos podem destruir todos os dados. Os protocolos de transferência de arquivos dividem os arquivos em vários pacotes contendo bytes do arquivo original. Dados adicionais, como CRC ou checksums, são adicionados a cada pacote, o que indica o conteúdo original. Os pacotes são extraídos de sistemas remotos onde são recebidos e verificados no CRC para análise de erros. Se nenhum erro for encontrado, uma mensagem de confirmação é enviada sinalizando uma solicitação para o próximo pacote. Caso contrário, uma confirmação negativa é enviada solicitando o reenvio do pacote danificado. A sobrecarga dessa transferência consiste em consumir mais tempo para transferir somas de verificação adicionais e verificar a exatidão das mensagens recebidas. Os protocolos são aliviados desse problema usando janelas deslizantes, exigindo que o remetente passe para o próximo pacote sem receber um sinal de confirmação. No entanto, se nenhum sinal de confirmação for recebido por um longo período, o pacote será transmitido novamente ao destino.
Microcom, por outro lado, transfere protocolos de transferência de arquivos para os computadores host e os coloca no modem. Isso corrige todos os dados sendo transferidos, incluindo transferências de arquivos. Dispositivos sem processadores tinham links sem erros. Quando conectado a um modem remoto, os modems Microcom reproduzem tons diferentes na linha e ouvem as respostas. Ao receber tons adequados como resposta, os modems entram em estados de correção de erros. Diferentes versões de protocolos Microcom foram lançadas com características e recursos especiais.
O padrão MNP inicial, MNP 1, era um protocolo half duplex simples sem nenhum suporte de janela deslizante. Eles também eram ineficientes, pois foram criados para serem implementados em um hardware limitado. O MNP 2 era uma versão full duplex que permitia que mensagens de confirmação fossem retornadas enquanto o próximo pacote estava simplesmente começando. Isso exigia mais memória para rastrear a confirmação recebida em um determinado tempo. A versão MNP3 garantiu melhor eficiência, cuja presença desligou os bits de enquadramento.
A maioria dos modems aloja modos de operação assíncronos. Eles determinam a velocidade do remetente ouvindo os bits que estão sendo enviados a ele e, em seguida, bloqueiam o relógio com a velocidade dos bits que estão sendo recebidos. Como não há um horário especial para chegada de dados, os relógios são reajustados de acordo com as ações do usuário. Isso só funciona se houver transições entre 1 e 0 nos dados. Ao adicionar bits de enquadramento adicionais em ambos os lados, os bits de início e parada eliminam esse problema. Isso garante uma transmissão de 1 para 0 para cada byte, permitindo que os relógios sejam travados. Usando esta versão do Microcosm Protocol, os pacotes oferecem seu próprio enquadramento, o que reduz a sobrecarga significativamente.
O MNP4 incorporou melhorias no MNP3 ao adicionar um sistema de tamanho de pacote variável, chamado montagem de pacote adaptável. Dois modems monitoram as linhas de pacotes perdidos. Ao cruzar determinados limites, o modem volta para tamanhos de pacote pequenos. Assim, o descarte de um pacote requer apenas uma pequena quantidade de dados para ser reenviado. Também incluiu a otimização da fase de dados. Isso envolveu operações de enquadramento de pacote, que são descartadas depois que o link é configurado. Isso reduz a sobrecarga do protocolo.
O MNP5 foi introduzido com compactação de dados em tempo real nos modems. Com o advento do v.32, vários modems que suportam MNP5 entraram em cena.
Assim, o MNP6 foi introduzido para diferenciá-los do produto do mercado de commodities. A duplexação estatística era o recurso mais importante do MNP6, que dedicava mais ou menos largura de banda para ambos os lados do link do modem.
O MNP7 introduziu algoritmos de compressão que melhoraram a compressão 3-1 em arquivos de texto e o MNP9 melhorou a detecção de link universal adicionando modos de alta velocidade. O MNP10 tinha um novo protocolo de correção de erros projetado para funcionar entre linhas de telefone ruidosas, além de monitorar a qualidade da linha e ajustar backups de tamanho de pacote.