Definição – o que significa protocolo de pacote?
O protocolo de pacote é um protocolo de rede tolerante a interrupções (DTN) experimental projetado para redes de comunicação instáveis. Ele agrupa blocos de dados em pacotes e os transmite usando uma técnica de armazenamento e encaminhamento.
Os protocolos de pacote conectam várias sub-redes em uma única rede. Eles fornecem um serviço de retransmissão baseado em custódia e armazenam dados por longos períodos. O retransmissor de sinal garante a entrega do pacote. Como tal, eles podem lidar facilmente com problemas de conectividade com a Internet, como atrasos na largura de banda e separações.
O protocolo do pacote é especificado como RFC5050.
Definirtec explica o protocolo do pacote
O protocolo Bundle é um protocolo experimental produzido no Grupo de Pesquisa em Rede Tolerante a Atrasos da Força-Tarefa de Pesquisa da Internet e representa o consenso dos contribuintes ativos desse grupo. Quando os protocolos de pacote são usados na Internet, são usados os protocolos padrão da Internet Engineering Task Force (IETF) para controle de congestionamento e segurança. Os protocolos de pacote usam protocolos nativos para comunicação na Internet. A interface entre um conjunto de protocolos internetwork e o protocolo de pacote comum é chamada de adaptador da camada de convergência.
Os protocolos de pacote entraram em cena em 2007, quando foram feitos esforços para fornecer uma estrutura compartilhada para o desenvolvimento de algoritmos e aplicativos em redes tolerantes a interrupções. O protocolo define uma série de blocos de dados contíguos como pacotes, onde cada pacote tem informações semânticas suficientes para permitir que os aplicativos façam progresso. Os pacotes geralmente são roteados de maneira store-and-forward entre os nós participantes por meio de tecnologias de transporte de rede. Essas camadas que transportam pacotes através de redes locais são chamadas de camadas de convergência de pacotes. A arquitetura do pacote opera como redes de sobreposição e fornece novas arquiteturas de nomenclatura baseadas em identificadores de terminal e ofertas de serviço de granulação grossa.
Os protocolos que usam o empacotamento aproveitam a camada de aplicativo para enviar pacotes através das redes. Devido à natureza armazenar e encaminhar da DTN, a solução de roteamento se beneficia da exposição às informações da camada de aplicativo. Os protocolos de pacote acumulam dados de aplicativo em pacotes, que são enviados por meio de uma configuração de rede heterogênea associada a uma garantia de serviço de alto nível. Esta garantia é especificada pelo nível de aplicação, incluindo marcações em massa, acelerada e normal.
Os recursos dos protocolos de pacote incluem:
- Retransmissão baseada em custódia
- Vinculação tardia de identificadores de endpoint de rede a um endereço de Internet constituinte
- Capacidade de tirar proveito da conectividade programada, prevista e oportunista
- Capacidade de interoperar com conectividade intermitente