Definição – O que significa Protocolo de Internet (IP)?
Protocolo de Internet (IP) é o conjunto principal (ou protocolo de comunicação) de formatos de mensagens digitais e regras para troca de mensagens entre computadores em uma única rede ou uma série de redes interconectadas, usando o Internet Protocol Suite (frequentemente referido como TCP / IP) . As mensagens são trocadas como datagramas, também conhecidos como pacotes de dados ou apenas pacotes.
IP é o protocolo principal na Camada de Internet do Conjunto de Protocolos da Internet, que é um conjunto de protocolos de comunicação que consiste em quatro camadas de abstração: camada de link (mais baixa), camada de Internet, camada de transporte e camada de aplicação (mais alta).
O principal objetivo e tarefa do IP é a entrega de datagramas do host de origem (computador de origem) ao host de destino (computador de recebimento) com base em seus endereços. Para conseguir isso, o IP inclui métodos e estruturas para colocar tags (informações de endereço, que fazem parte dos metadados) nos datagramas.
O processo de colocar essas tags em datagramas é chamado de encapsulamento.
Definirtec explica o protocolo da Internet (IP)
Pense em uma anologia com o sistema postal. O IP é semelhante ao sistema postal dos EUA, pois permite que um pacote (um datagrama) seja endereçado (encapsulamento) e colocado no sistema (a Internet) pelo remetente (host de origem). No entanto, não existe uma ligação direta entre o remetente e o destinatário.
O pacote (datagrama) quase sempre é dividido em partes, mas cada parte contém o endereço do receptor (host de destino). Eventualmente, cada peça chega ao receptor, muitas vezes por diferentes rotas e em momentos diferentes. Essas rotas e horários também são determinados pelo Sistema Postal, que é o IP.
No entanto, o Sistema Postal (nas camadas de transporte e aplicação) reúne todas as peças antes da entrega ao destinatário (host de destino).
Nota: O IP é na verdade um protocolo sem conexão, o que significa que o circuito para o receptor (host de destino) não precisa ser configurado antes da transmissão (pelo host de origem). Continuando a analogia, não é necessário haver uma conexão direta entre o endereço de retorno físico na carta / pacote e o endereço do destinatário antes que a carta / pacote seja enviado.
Originalmente, o IP era um serviço de datagrama sem conexão em um programa de controle de transmissão criado por Vint Cerf e Bob Kahn em 1974. Quando o formato e as regras foram aplicados para permitir conexões, foi criado o Transmission Control Protocol orientado à conexão. Os dois juntos formam o Internet Protocol Suite, geralmente conhecido como TCP / IP.
O protocolo da Internet versão 4 (IPv4) foi a primeira versão principal do IP. Este é o protocolo dominante da Internet. No entanto, o iPv6 está ativo e em uso, e sua implantação está aumentando em todo o mundo.
Endereçamento e roteamento são os aspectos mais complexos do IP. No entanto, a inteligência na rede está localizada em nós (pontos de interconexão de rede) na forma de roteadores que encaminham datagramas para o próximo gateway conhecido na rota para o destino final. Os roteadores usam protocolos de gateway interno (IGPs) ou protocolos de gateway externo (EGPs) para ajudar na tomada de decisões de rota de encaminhamento.
As rotas são determinadas pelo prefixo de roteamento dentro dos datagramas. O processo de roteamento pode, portanto, se tornar complexo. Mas na velocidade da luz (ou quase isso) a inteligência de roteamento determina a melhor rota, e os pedaços de datagrama e datagrama chegam todos eventualmente ao seu destino.
[Descubra novos conhecimentos sobre segurança e privacidade na Internet e aplique-os hoje, por meio do Treinamento de Conscientização de Segurança da Udemy]