Definição – O que significa o Protocolo de Informação de Gerenciamento Comum (CMIP)?
O CMIP (Common Management Information Protocol) é um protocolo usado para gerenciamento de rede. Ele fornece a implementação de serviços definidos pelo serviço de informações de gerenciamento comum (CMIS).
O CMIP funciona com dois outros protocolos OSI de camada 7, ASCE (Association Control Service Element) e ROSE (Remote Operations Service Element Protocol). O primeiro gerencia associações entre aplicativos de gerenciamento, ou seja, conexões entre agentes CMIP; e o último trata das interações de troca de dados. No entanto, existem 6 outras camadas OSI de nível inferior; e o CMIP assume que todos eles estão presentes, mas não assume ou especifica seus vários papéis e funções.
Definirtec explica o Protocolo de Informação de Gerenciamento Comum (CMIP)
CMIS é um serviço empregado por elementos de rede para gerenciar redes; e define como o serviço faz interface com os elementos da rede. A implementação dessa interface é feita pelo CMIP. Os dois termos às vezes são trocados erroneamente, por exemplo, CMIP usado quando se refere a CMIS.
Normalmente, na indústria de telecomunicações, um sistema de gerenciamento de rede utiliza serviços de operação de gerenciamento para monitorar elementos de rede. Os serviços de notificação de gerenciamento são usados por elementos de rede que empregam agentes de gerenciamento para comunicar notificações ou alarmes ao sistema de gerenciamento de rede.
O protocolo de informações de gerenciamento comum foi originalmente projetado como um substituto para o SNMP, que é menos sofisticado com muito menos recursos, mas mais amplamente adotado. Por exemplo, o CMIP permite a definição de qualquer tipo de ação; enquanto o SNMP define apenas um número limitado de ações para alterar o estado de um dispositivo gerenciado.