Definição – O que significa Protocolo Simples de Gerenciamento de Rede (SNMP)?
SNMP (Simple Network Management Protocol) é um conjunto de protocolos para gerenciamento e monitoramento de rede. Esses protocolos são suportados por muitos dispositivos de rede típicos, como roteadores, hubs, pontes, switches, servidores, estações de trabalho, impressoras, racks de modem e outros componentes e dispositivos de rede. Dispositivos com suporte são todos os itens conectados à rede que devem ser monitorados para detectar condições. Essas condições devem ser tratadas para uma administração de rede adequada, apropriada e contínua. Os padrões SNMP incluem um protocolo de camada de aplicativo, um conjunto de objetos de dados e uma metodologia para armazenar, manipular e usar objetos de dados em um esquema de banco de dados.
O protocolo SNMP está incluído na camada de aplicação do TCP / IP, conforme definido pela Internet Engineering Task Force (IETF).
Definirtec explica Simple Network Management Protocol (SNMP)
Normalmente, o protocolo de gerenciamento de rede simples usa um ou vários computadores administrativos, chamados gerentes, que supervisionam grupos de computadores em rede e dispositivos associados. Um programa de software em execução constante, denominado agente, fornece informações aos gerentes por meio de SNMP. Os agentes criam variáveis a partir dos dados e as organizam em hierarquias. As hierarquias, juntamente com outros metadados, podem ser tipos e descrições das variáveis e são descritas por bases de informações de gerenciamento – bancos de dados virtuais hierárquicos de objetos de rede.
Três componentes principais de uma rede gerenciada por SNMP são os dispositivos gerenciados (roteadores, servidores, switches, etc.), agentes de software e um sistema de gerenciamento de rede. Pode haver mais de um NMS em uma determinada rede gerenciada.
SNMP usa 7 unidades de dados de protocolo: GetRequest, SetRequest, GetNextRequest, GetBulkRequest, Response, Trap e InformRequest. Os PDUs permitem solicitações de dados específicos na forma de variáveis dos bancos de dados virtuais hierárquicos, bem como alterações e manipulações lógicas de / para as variáveis. Usando essas unidades de dados, o SNMP é na verdade um protocolo simples para coletar e organizar informações.
O SNMP evoluiu para três versões diferentes:
- SNMPv1: Esta foi a primeira implementação, operando dentro da especificação de informações de gerenciamento de estrutura e descrita na RFC 1157.
- SNMPv2: esta versão melhorou o suporte para eficiência e tratamento de erros e é descrita na RFC 1901. Foi introduzida pela primeira vez na RFC 1441 e é mais apropriadamente conhecida como SNMP v2c.
- SNMPv3: esta versão melhora a segurança e privacidade. Foi introduzido no RFC 3410.