Protocolo de desktop remoto (rdp)

Definição – O que significa Remote Desktop Protocol (RDP)?

O protocolo de área de trabalho remota (RDP) é um protocolo da Microsoft projetado para facilitar a segurança e a criptografia da transferência de dados do aplicativo entre usuários clientes, dispositivos e um servidor de rede virtual. Ele permite que um usuário remoto adicione uma interface gráfica à área de trabalho de outro computador. Com base no conjunto de protocolos ITU-T.120, o RDP é compatível com vários tipos de protocolos e topologias de rede local (LAN).

O RDP oferece suporte a até 64,000 canais de dados separados, com capacidade para transmissão multiponto.

Definirtec explica Remote Desktop Protocol (RDP)

As principais funções RDP incluem a inicialização de conexões, a transferência de dados entre clientes e servidores e capacidades de negociação.

RDP fornece suporte para os seguintes serviços:

  • Criptografia de dados do mouse e teclado do usuário
  • Redirecionamento de áudio, impressora, porta e arquivo
  • Compartilhamento da área de transferência entre um servidor remoto e um cliente local
  • Aplicativos de área de trabalho remota executados em máquinas clientes usando uma conexão de área de trabalho remota
  • Serviços de Área de Trabalho Remota (RDS), que fornece funcionalidade RDP por meio do Windows 2008 R2 com Service Pack 1 (SP1)

Vários recursos foram adicionados ao RDP versão 6.0, que foi lançado em 2011. Eles incluem remoting Aeroglass, redirecionamento do Windows Media Player (WMP), suporte a vários monitores, aplicativos Windows Presentation Foundation (WPF) e remoting.

O RDP também é implementado em plataformas não Microsoft. Por exemplo, “rdesktop” é um cliente de linha de comando usado em plataformas Unix e Linux.