Definição – O que significa User Datagram Protocol (UDP)?
O UDP (User Datagram Protocol) faz parte do pacote de protocolos da Internet usado por programas executados em diferentes computadores em uma rede. UDP é usado para enviar mensagens curtas chamadas datagramas, mas, no geral, é um protocolo não confiável e sem conexão. UDP é oficialmente definido na RFC 768 e foi formulado por David P. Reed.
Definirtec explica o protocolo de datagrama do usuário (UDP)
O protocolo de datagrama do usuário é um protocolo de camada de transporte de interconexão de sistemas abertos (OSI) para aplicativos de rede cliente-servidor. UDP usa um modelo de transmissão simples, mas não emprega diálogos de handshaking para confiabilidade, ordem e integridade de dados. O protocolo pressupõe que a verificação e a correção de erros não são necessárias, evitando assim o processamento no nível da interface de rede.
O UDP é amplamente utilizado em videoconferências e jogos de computador em tempo real. O protocolo permite que pacotes individuais sejam descartados e pacotes UDP sejam recebidos em uma ordem diferente daquela em que foram enviados, permitindo um melhor desempenho.
O tráfego da rede UDP é organizado na forma de datagramas, que compreendem uma unidade de mensagem. Os primeiros oito bytes de um datagrama contêm informações de cabeçalho, enquanto os bytes restantes contêm dados da mensagem. Um cabeçalho de datagrama UDP contém quatro campos de dois bytes cada:
- Número da porta de origem
- Número da porta de destino
- Tamanho do datagrama
- Checksums