Definição – O que significa o Protocolo de Controle de Agregação de Link (LACP)?
Link Aggregation Control Protocol ou LACP é um elemento de uma especificação IEEE (802.3ad) que fornece orientação sobre a prática de agregação de link para conexões de dados.
É importante ressaltar que o LACP normalmente se aplica a estratégias que agrupam links individuais de conexões Ethernet, e não a transferências sem fio.
Definirtec explica o protocolo de controle de agregação de links (LACP)
Para entender o protocolo de controle de agregação de link, é importante saber primeiro o que é agregação de link e o que ela significa para as redes.
O que é agregação de links?
A agregação de link é a prática de agrupar links individuais em uma rede para promover melhores resultados de desempenho.
A semântica aqui pode variar: os insiders podem falar sobre práticas semelhantes, como entroncamento de portas ou agrupamento de links de maneiras que podem obscurecer a definição particular: novamente, o LACP é construído em um protocolo específico revelado no IEEE 802.3ad e em outros lugares.
Os especialistas podem se referir a grupos de portas como “grupos de agregação de link” ou rotular as partes e peças, incluindo portas físicas, de maneiras mais sutis, que podem exigir alguns esclarecimentos.
Quais são algumas das principais coisas que o agravamento da ligação faz?
Primeiro, ele fornece atividade de rede redundante. Suponha que você tenha um único link e esse link falhe. De repente, você tem 100% de falta de conectividade de dados. Seu sistema simplesmente desliga, “escurece”.
Com a agregação de link, por outro lado, você obtém vários caminhos de entrega e a capacidade de fazer balanceamento de carga em todos os links disponíveis. Agora, usar o mesmo link para cada pacote relacionado ainda é uma prática recomendada.
Certificar-se de que todos os pacotes de dados relacionados passam pelo mesmo link individual soluciona problemas em potencial com pacotes fora de ordem, e a agregação de link precisa lidar com essa realidade.
No entanto, como você pode imaginar, o agrupamento de links individuais leva a interfaces de sinal muito mais duráveis.
Há também a promessa de “degradação graciosa” – em outras palavras, o fracasso ocorre lenta e gradualmente, não de uma vez.
Em vez de “cortar”, um sinal pode inicialmente sofrer apenas um pequeno mas de degradação, dando ao usuário final ou outras partes interessadas tempo para reagir e diagnosticar o problema e resolvê-lo.
Várias diretrizes de configuração de agregação de link ajudam a otimizar como a agregação de link protege os dados e o desempenho da rede.
Com isso em mente, o LACP promove a formação de melhores links virtuais lógicos ou pacotes que podem ser tratados como um todo unificado por um cliente MAC.
Geralmente, o pacote oferece aos designers e administradores de sistema novas maneiras de abordar pontos de falha e recursos de recuperação sem ir a extremos maiores.
Como parte das práticas do Link Aggregation Control Protocol, os engenheiros identificam a interface agregada e confirmam o status do link. O valor do identificador para a rede local virtual também será incluído.
Conforme observado por especialistas, é importante que os dispositivos em ambas as extremidades da conexão suportem agregação de link da mesma maneira, portanto, a “terminação” também pode ser importante.
Os sistemas inerentes ao processo LACP também podem ajudar a lidar com o problema de pacotes fora de ordem: ferramentas conhecidas como “algoritmos de programação” definem a atividade de pacote a pacote para manter as coisas funcionando bem.
Embora os sistemas do fornecedor forneçam este protocolo, alguns provedores de código aberto também acomodam a implementação de agregação de link com recursos para ajudar a suportar esse tipo de abordagem.
Em geral, o LACP ajuda a padronizar como ocorre a agregação de links, para transmissões Ethernet mais duráveis.