Definição – o que significa o protocolo Bootstrap (BOOTP)?
O protocolo Bootstrap é um protocolo de rede usado por um cliente para obter um endereço IP de um servidor. Ele foi originalmente definido como especificação do RFC 951 e foi projetado para substituir o protocolo de resolução de endereço reverso (RARP – Reverse Address Resolution Protocol), também conhecido como RFC 903. O protocolo de bootstrap foi projetado para permitir que os computadores encontrem o que precisam para funcionar corretamente após a inicialização. O BOOTP usa um agente de retransmissão, que permite o encaminhamento de pacotes da rede local usando o roteamento IP padrão, permitindo que um servidor BOOTP sirva hosts em várias sub-redes.
O BOOTP foi amplamente substituído pelo protocolo de configuração dinâmica de hosts (DHCP – Dynamic Host Configuration Protocol) mais eficiente, que tem mais opções e flexibilidade. No entanto, ele encontrou utilidade renovada em PCs de central de mídia sem disco.
A Definirtec explica o protocolo Bootstrap (BOOTP)
O protocolo de bootstrap é usado para estabelecer uma conexão de rede durante a inicialização de um computador durante o processo de bootstrap. Originalmente, o protocolo usava disquetes, mas logo foi integrado ao hardware do computador em placas-mãe e adaptadores de rede, de forma que nenhuma unidade externa é necessária.
O BOOTP é um protocolo de transmissão, pois ele precisa enviar mensagens a todos os hosts disponíveis na rede para obter respostas ou recursos. O BOOTP é usado durante o processo de bootstrap, quando o computador é inicializado pela primeira vez, daí o nome, cuja tradução é “levantar a si próprio pelas alças da bota”. O BOOTP inicialmente exigia o uso de disquetes para estabelecer a conexão de rede inicial, mas logo o processo foi integrado ao BIOS das placas de interface de rede e placas-mãe para permitir a inicialização direta da rede.
O BOOTP foi projetado para sistemas sem disco porque eles exigem esse protocolo para entrar em contato com um servidor para obter um endereço de rede e algumas informações sobre qual sistema operacional usar. O computador então baixa o sistema operacional por meio do Trivial File Transfer Protocol.