Definição – o que significa protocolo de autenticação extensível protegido (PEAP)?
O protocolo de autenticação extensível protegido (PEAP) é um protocolo que fornece proteções para canais de comunicação em um método mais fundamental de protocolo de autorização extensível (EAP). PEAP é um produto de várias empresas de tecnologia de ponta e foi fornecido com os principais sistemas operacionais, como o Microsoft Windows XP.
Definirtec explica Protected Extensible Authentication Protocol (PEAP)
O protocolo de autenticação extensível é um recurso de autenticação para redes sem fio e configurações ponto a ponto. Como estrutura geral, este protocolo é útil em muitas variações diferentes. Um deles é o protocolo EAP-TLS (Extensible Authentication Protocol Transport Layer Security), um protocolo popular para redes locais.
O PEAP fornece uma estrutura de segurança da camada de transporte onde ela é necessária no EAP. Ele usa um certificado de criptografia de chave pública para essa finalidade. Os certificados de chave pública do lado do servidor autenticam os servidores. O uso de chaves dedicadas faz parte de um elaborado modelo de autenticação de segurança para esses tipos de configurações de tráfego de rede. O PEAP também envolve subtipos para protocolos de segurança específicos WPA e WPA2.
Em geral, o uso do Protected Extensible Authentication Protocol ajuda a resolver as inadequações de segurança em alguns tipos de estruturas de autenticação e evita diferentes tipos de hackers que podem causar problemas no tráfego de rede 802.11. Embora os métodos de tudo isso sejam bastante inescrutáveis para o público leigo, os detalhes são importantes para os profissionais de segurança que desejam ter certeza de que a autenticação aconteça de forma eficaz e eficiente.