Definição – o que significa o protocolo de autenticação de handshake de desafio (CHAP)?
O protocolo de autenticação de handshake de desafio (CHAP) é um processo de autenticação de um usuário em uma entidade de rede, que pode ser qualquer servidor, por exemplo, o provedor de serviços da Web ou Internet (ISP).
O CHAP é usado principalmente para fins de segurança. Por exemplo, os usuários fornecem senhas de texto simples autenticadas ao acessar servidores remotos, que também são autenticados antes do acesso do usuário.
Definirtec explica o protocolo de autenticação de handshake de desafio (CHAP)
O CHAP garante que o servidor envie um desafio ao cliente após o cliente estabelecer uma conexão de rede para acessar um servidor Web / ISP. Este desafio é recebido através da mesma linha de rede. O cliente usa uma função hash para calcular um valor específico que é então enviado ao servidor, que compara o valor de entrada com o valor calculado do servidor. Se os valores corresponderem, o cliente terá acesso ao servidor. Caso contrário, a conexão será encerrada automaticamente.
Os pares adotam aleatoriamente esse procedimento e enviam continuamente os valores calculados para um servidor de autenticação, que, por sua vez, autentica continuamente os pares com base nos valores calculados.