Definição – O que significa Internet Message Access Protocol (IMAP)?
O IMAP (Internet Message Access Protocol) é um protocolo padrão para acessar e-mail em um servidor remoto de um cliente local. IMAP é um protocolo de Internet da camada de aplicativo que usa os protocolos da camada de transporte subjacente para estabelecer serviços de comunicação host-a-host para aplicativos. Isso permite o uso de um servidor de correio remoto. O endereço de porta conhecido para IMAP é 143.
A arquitetura IMAP permite que os usuários enviem e recebam e-mails por meio de um servidor remoto, sem suporte de um dispositivo específico. Esse tipo de acesso ao e-mail é ideal para viajantes que recebem ou respondem e-mails de sua área de trabalho doméstica ou do computador do escritório.
Este termo também é conhecido como protocolo de acesso ao correio interativo, protocolo de acesso ao correio da Internet e protocolo de acesso ao correio temporário
Definirtec explica Internet Message Access Protocol (IMAP)
O IMAP foi originalmente projetado como um protocolo de caixa de correio remota em 1986 por Mark Crispin. Isso foi durante o uso popular do Post Office Protocol (POP). IMAP e POP ainda são suportados pela maioria dos clientes e servidores de e-mail modernos. No entanto, o IMAP é um servidor de arquivos remoto, enquanto o POP exibe e encaminha. Em outras palavras, com o IMAP, todos os e-mails permanecem no servidor até que o cliente os exclua. O IMAP também permite que vários clientes acessem e controlem a mesma caixa de correio.
Quando um usuário solicita um e-mail, ele é encaminhado por meio de um servidor central. Isso mantém um documento de armazenamento para os arquivos de e-mail. Alguns dos benefícios do IMAP incluem a capacidade de excluir mensagens, pesquisar palavras-chave no corpo dos emails, criar e gerenciar várias caixas de correio ou pastas e visualizar os títulos para facilitar a varredura visual dos emails.
IMAP ainda é usado extensivamente, mas é menos importante agora que muitos e-mails são enviados por meio de interfaces baseadas na web, como gMail, Hotmail, Yahoo Mail, etc.