Definição – o que significa proteção de dados baseada em disco (DDP)?
A proteção de dados baseada em disco (DDP) é uma tecnologia de backup de dados que usa hardware de armazenamento de disco rígido para manter cópias de backup de sistemas, permitindo a recuperação de dados após uma falha de dados ou hardware em um sistema ativo.
Os sistemas DDP podem oferecer proteção de dados contínua, proteção de dados quase conínua e backups incrementais ou restrospectivos, dependendo do equipamento e software que está sendo usado.
A proteção de dados baseada em disco também é conhecida como sistema de backup baseado em disco.
Definirtec explica a proteção de dados baseada em disco (DDP)
Os sistemas de computador são tão robustos quanto o hardware em que operam – todos sujeitos a riscos variáveis de falha. De todos os dispositivos usados em sistemas de computador, os dois itens principais que possuem componentes mecânicos são ventiladores de resfriamento e unidades de disco, ambos os quais se desgastam em um ciclo de trabalho conhecido, mas também podem falhar por vários motivos. A falha de qualquer uma dessas unidades pode causar uma falha catastrófica. A falha do ventilador causa superaquecimento dentro dos computadores e unidades de armazenamento de disco rígido e pode levar à corrupção de dados antes que a falha ocorra. Além disso, erros de dados podem ser induzidos por problemas, como flutuações de energia e falha de tolerância do componente. Por fim, os servidores ou um data center inteiro podem ser perdidos como resultado de um incêndio ou desastre natural. É por isso que os data centers podem optar por fazer backup remotamente de seus dados, em vez de no local.
A proteção de dados baseada em disco pode ser fornecida de várias maneiras para minimizar o risco de exposição à corrupção ou perda de dados. Fisicamente, o DDP envolve unidades de armazenamento em disco locais ou externas que fazem backups constantes dos dados à medida que passam pelo controlador de disco ou pelas camadas de dados de um aplicativo. Eles geralmente requerem software que controla a operação das unidades de armazenamento em disco, embora alguns sejam integrados ao hardware, como é o caso de alguns servidores RAID espelhados.
Um serviço pode ser executado no sistema operacional (SO) para copiar todos os discos lidos e gravados em uma unidade de armazenamento em disco remoto. Esta unidade pode armazenar os dados compactados, criptografados ou em uma configuração RAID para manter um backup cronometrado ou ao vivo. Normalmente, esses backups são imediatamente acessíveis, permitindo a garantia da integridade dos dados em tempo real ou uma restauração rápida com base em uma política de backup cronometrado ou incremental.
O DDP pode usar várias tecnologias, incluindo proteção contínua de dados (CDP), espelhamento de disco, criptografia, compactação, dispositivos RAID, verificação de redundância cíclica e muitos outros mecanismos de backup e armazenamento de dados proprietários. Os serviços de armazenamento online aumentaram em popularidade, fornecendo proteção de dados baseada em disco, fora do local, que é baseada em rede (geralmente via Internet) e usa equipamento de armazenamento de terceiros.