Proteção contra tempestades

Definição – O que significa Proteção TEMPEST?

A blindagem TEMPEST é o processo de proteger equipamentos sensíveis da emanação de radiação eletromagnética (EMR) que pode conter informações classificadas. Isso evita que ele seja interceptado por entidades externas. Também pode se referir à própria blindagem, que é aplicada a equipamentos eletrônicos para inibir a transmissão de EMR. Esse tipo de proteção resultou como uma medida de precaução para manter segredos ocultos durante o auge da espionagem política durante a Guerra Fria.

Definirtec explica a proteção TEMPEST

TEMPEST é uma palavra-código para um projeto e estudo classificado do governo dos Estados Unidos sobre a suscetibilidade de sistemas de computador e equipamentos de telecomunicações à espionagem por meio da reconstrução de dados inteligíveis da ressonância eletromagnética que eles emitem. TEMPEST foi posteriormente considerado como um acrônimo para Transient Electromagnetic Pulse Surveillance Technology, que se refere aos equipamentos e dispositivos que emitem ou recebem e decifram dados de ressonância eletromagnética, denominados emanações comprometedoras.

A blindagem TEMPEST é, portanto, o ato e o próprio material usados ​​para impedir que essas emanações eletromagnéticas cheguem a dispositivos que podem ser usados ​​para decifrá-las. O processo segue o princípio de separação “vermelho / preto” em que os equipamentos “vermelhos”, como terminais de computador que transportam dados confidenciais, devem ser isolados dos equipamentos “pretos”, como rádios e modems, que podem captar sinais através de vários filtros e blindagens: a blindagem TEMPEST. Também é frequentemente colocado em salas inteiras ou até mesmo em prédios para garantir que nenhum EMR vaze, possivelmente comprometendo a segurança por vazamento inadvertido de dados.