Proteção contra sobretensão

Definição – o que significa proteção contra sobretensão?

Proteção contra sobretensão é o processo de proteger um sistema elétrico de possíveis danos que podem ser causados ​​por sobretensão por meio do uso de dispositivos como pontas de arco conectadas a linhas de transmissão e diodos Zener para circuitos eletrônicos. A sobretensão é uma condição em que a tensão em um circuito salta rapidamente para seu limite superior de design devido a um fenômeno como uma oscilação de energia causada por relâmpagos.

Definirtec explica a proteção contra sobretensão

A proteção contra sobretensão é uma parte essencial de qualquer sistema elétrico e eletrônico. Ele garante que o sistema funcione conforme projetado e sem danos, apesar das mudanças nas condições externas, especificamente aquelas que causam sobretensão e picos de energia. As causas típicas de sobretensão incluem eventos naturais, como relâmpagos, fontes feitas pelo homem, como cargas indutivas como motores e eletroímãs, e pulsos eletromagnéticos. Tudo isso faz com que o nível de tensão e corrente dentro de um circuito suba, o que pode danificar algumas de suas partes, e para circuitos eletrônicos que requerem apenas quantidades minúsculas de tensão, um pico pode fritar a maioria dos componentes sensíveis como os microchips.

Em sistemas elétricos maiores, como a própria rede elétrica, também deve haver um bom nível de proteção contra sobretensão. Em linhas de transmissão de alta tensão, por exemplo, eventos como um surto de energia ou sobretensão podem fazer com que o campo elétrico exceda a rigidez dielétrica ou resistividade do ar, causando o arco elétrico entre os condutores ou fios e sobre os isoladores. Isso causa ondas de calor extremas que podem derreter os isoladores e danificar o fio; também causa curto-circuitos. Nesse caso, as pontas de arco são instaladas em áreas suscetíveis a arco, pois fornecem impedância quase infinita, garantindo que picos de energia e sobretensão não causem problemas.