Propriedade Intelectual (PI) é uma categoria de propriedade que inclui as criações intangíveis do intelecto humano. A PI engloba marcas, direitos autorais, patentes, direitos de desenho industrial e segredos comerciais.
Existem muitos tipos diferentes de propriedade intelectual, e cada tipo é protegido por um conjunto diferente de leis. Por exemplo, os direitos autorais protegem as obras literárias e artísticas, enquanto as patentes protegem as invenções.
A PI é um conceito legal que dá aos criadores de certos tipos de obras o direito exclusivo de usar e distribuir essas obras. Este direito exclusivo é limitado no tempo, e pode ser vendido ou transferido para outros.
Os direitos de PI são importantes porque permitem aos criadores controlar a forma como as suas obras são usadas e distribuídas. Esse controle dá aos criadores a capacidade de ganhar dinheiro com suas obras, e os incentiva a criar novas obras.
Os direitos de PI também são importantes porque promovem a criatividade e o avanço do conhecimento. Ao dar aos criadores o direito exclusivo de usar e distribuir suas obras, as leis de propriedade intelectual incentivam os criadores a criar obras novas e inovadoras que podem beneficiar a sociedade. A quem pertence a propriedade intelectual? O proprietário da propriedade intelectual (PI) é a pessoa ou entidade à qual foi concedido o direito legal de usar e explorar essa PI. Na maioria dos casos, o proprietário é o criador ou inventor da PI, mas há algumas exceções. Por exemplo, um empregador pode ser o proprietário da PI criada por um empregado durante o curso de seu emprego.
Existem diferentes tipos de PI, cada um com o seu próprio conjunto de regras que regem a propriedade. Os tipos mais comuns de PI são direitos autorais, patentes e marcas registradas.
Os direitos autorais são automaticamente investidos no criador de uma obra de autoria, tal como um livro, pintura ou canção. O criador pode transferir os seus direitos autorais para outra pessoa ou entidade, mas mantém sempre o direito de terminar essa transferência após um certo período de tempo.
As patentes são concedidas pelo governo aos inventores pelas suas invenções. O proprietário de uma patente tem o direito exclusivo de fazer, usar e vender a invenção por um período limitado de tempo.
As marcas são palavras, frases, símbolos ou desenhos que identificam a origem dos bens ou serviços. As marcas podem ser registradas junto ao governo, o que dá ao proprietário proteções legais adicionais.
Quais são os dois tipos de propriedade intelectual?
Existem dois tipos de propriedade intelectual: marcas registadas e direitos de autor.
As marcas registradas são usadas para proteger palavras, frases, logotipos e outros símbolos que identificam um produto ou serviço. Os direitos autorais são usados para proteger obras criativas, como livros, música e obras de arte. Quais são os 4 tipos de patentes? Existem quatro tipos de patentes nos Estados Unidos: patentes de design, patentes de utilidade, patentes de plantas, e patentes de reemissão.
As patentes de design são concedidas para o design ornamental de um item funcional. As patentes de utilidade são concedidas para os aspectos funcionais de uma invenção. As patentes de plantas são concedidas para plantas reproduzidas assexualmente. As patentes de reemissão são concedidas para correcções ou alterações a uma patente já existente.
A PI é o mesmo que o copyright?
Não, a PI não é o mesmo que o copyright. O copyright é um tipo de propriedade intelectual que protege obras artísticas e literárias, enquanto que a PI pode se referir a qualquer tipo de propriedade intangível que pode ser propriedade e controlada por um indivíduo ou entidade.
Qual é o tipo mais comum de propriedade intelectual?
O tipo mais comum de propriedade intelectual é o direito autoral. Os direitos autorais são uma forma de proteção fornecida pelas leis dos Estados Unidos (título 17, U.S. Code) aos autores de “obras originais de autoria”, incluindo obras literárias, dramáticas, musicais, artísticas e algumas outras obras intelectuais. Essa proteção está disponível tanto para obras publicadas quanto para obras inéditas. A seção 106 da lei de direitos autorais geralmente dá ao proprietário dos direitos autorais o direito exclusivo de fazer e autorizar outros a fazer o seguinte:
-Para reproduzir a obra em cópias ou fonorecords;
-Para preparar obras derivadas baseadas na obra;
-Para distribuir cópias ou fonorecords da obra ao público por venda ou outra transferência de propriedade, ou por aluguer, locação ou empréstimo;
-Para executar a obra publicamente, no caso de obras literárias, musicais, dramáticas e coreográficas, pantomimas, filmes e outras obras audiovisuais;
-Exibir a obra publicamente, no caso de obras literárias, musicais, dramáticas e coreográficas, pantomimas e obras pictóricas, gráficas ou esculturais, incluindo as imagens individuais de um filme ou outra obra audiovisual; e
-Executar a obra publicamente (no caso de gravações sonoras*) por meio de uma transmissão áudio digital.
*Executar a obra publicamente significa executá-la ou exibi-la num local aberto ao público ou