Propagação de software

Definição – O que significa Propagação de Software?

A propagação do software se refere à alteração do código do aplicativo existente e à difusão de cópias do código alterado para outros usuários. Ele foi originalmente definido na primeira Conferência Internacional GNU General Public License Versão 3 (GPLv3) em 2006 para impedir que o software GNU fosse coberto por qualquer lei de direitos autorais de qualquer nação. O software GNU foi criado para ser livre, portanto, a melhoria do software e a distribuição das melhorias são incentivadas sob a GNU General Public License (GPL).

Definirtec explica a propagação de software

A propagação de software significa essencialmente modificar um programa e então compartilhar o código modificado com outros. Para software proprietário, isso seria uma violação clara de direitos autorais. O projeto GNU usou o termo propagação de software como uma solução alternativa para evitar que o código GNU se tornasse parte de um software com copyright.

Se um programador pega o código GNU e o altera, ele tem permissão para compartilhá-lo (propagá-lo), mas ao fazer isso ele perdeu os direitos legais sobre ele. Se o programador fizer uma reivindicação de propriedade, a licença original com a qual ele concordou para obter o código o retira de seus direitos ao código dentro de 60 dias de uma violação (neste caso, a reivindicação de propriedade). O programador fica com os ajustes em uma base de código que ele não tem direito, evitando assim qualquer vantagem comercial para reivindicar a propriedade.

A GNU GPL já fornece aos usuários o direito de modificar e executar o código como eles considerarem adequado, portanto, a linguagem de propagação do software foi adicionada para impedir qualquer tentativa de reivindicação de propriedade quando / se essas modificações forem compartilhadas.