Definição – o que significa o prompt de comando DOS?
O prompt de comando do DOS é uma parte crítica da interface de linha de comando do Microsoft Disk Operating System (MS-DOS). É a configuração fundamental para a interface, onde o prompt prepara o palco para a execução de linhas de comando de código. Até o surgimento de novas interfaces gráficas orientadas para Windows, o prompt de comando do DOS era a forma mais comum de interagir com o computador pessoal.
Definirtec explica o prompt de comando do DOS
A função do prompt é mostrar ao usuário onde inserir o texto da linha de comando. A sintaxe mais comum para o prompt é “C: ”, embora a letra da unidade possa mudar dependendo da unidade que está sendo acessada. Outros arquivos, diretórios e subdiretórios podem ser adicionados ao prompt, dependendo de onde o usuário navegou no sistema operacional.
Embora as interfaces do MS-DOS tenham dado lugar a novas interfaces baseadas no Windows, o Windows ainda incluía um “shell” do MS-DOS onde os usuários ainda podiam encontrar o familiar prompt de comando do DOS para executar o código, verificar arquivos e diretórios e fazer todas as outras coisas que eram possíveis com os sistemas de linha de comando originais. Com o tempo, quando o Windows se tornou um sistema operacional completo, essas interfaces shell tornaram-se recriações visuais artificiais do sistema operacional DOS, e não instâncias reais do MS-DOS.