Prólogo

Definição – O que significa Prolog?

Programmation en Logique (Programming in Logic) ou Prolog é uma linguagem de programação de alto nível que tem suas raízes na lógica de primeira ordem ou cálculo de predicados de primeira ordem. A língua foi concebida em Marselha, França, no início dos anos 1970 por um grupo liderado por Alain Colmerauer. É uma das primeiras linguagens de programação lógica e continua popular hoje. É uma linguagem de programação comumente associada com linguística computacional e inteligência artificial e é usada em sistemas especialistas, prova de teoremas e correspondência de padrões em árvores de análise de linguagem natural e processamento de linguagem natural.

Definirtec explica Prolog

O primeiro sistema Prolog foi desenvolvido em 1972 por Colmerauer juntamente com Philippe Roussel e foi baseado na interpretação procedimental de cláusulas de Horn de Robert Kowalski. Também foi motivado em parte pelo desejo de reconciliar o uso da lógica como uma linguagem de representação declarativa do conhecimento com a representação procedural do conhecimento. O Prolog foi desenvolvido propositadamente para o processamento de linguagem natural – relacionado com as interações entre computadores e linguagem humana (natural).

Prolog difere de outras linguagens de programação porque é declarativo, em vez de sequências de comandos. Às vezes é chamada de linguagem baseada em regras ou declarativa, pois é expressa em termos de relações entre propriedades de objetos, apresentadas como fatos e regras. Um cálculo é iniciado executando uma consulta sobre essas relações.

As aplicações incluem:

  • Aprendizado de máquinas
  • Planejamento de robô
  • Raciocínio automatizado
  • Solução de problemas
  • Recuperação inteligente de banco de dados
  • Compreensão da linguagem natural
  • Linguagem de especificação