O Projeto GNU foi lançado em 1984 para desenvolver um sistema operacional completo do tipo Unix, que é um software livre – o sistema operacional GNU.
Hoje, o projeto desenvolve e mantém um grande corpo de software livre para usuários de computador, além de promover a filosofia do software livre. Porque se chama GNU Linux? O nome “GNU” é um acrônimo recursivo para “GNU’s Not Unix!”, que foi escolhido porque o design do GNU é similar ao Unix, mas difere dele de muitas maneiras importantes. O projeto Debian decidiu chamar sua versão do GNU/Linux de “Debian GNU/Linux”, e a maioria das outras distribuições tem seguido o mesmo caminho.
A palavra “Linux” refere-se ao kernel Linux, que foi originalmente criado por Linus Torvalds. O kernel é o núcleo de um sistema operacional, e é responsável por tarefas básicas tais como gerenciamento de memória e processos. O kernel é o que faz de um sistema operacional Linux um sistema operacional, ao contrário de um sistema operacional Windows ou Mac.
A combinação das ferramentas GNU e do kernel Linux é o que torna um sistema um sistema GNU/Linux.
Como você pronuncia GNU?
O Projeto GNU foi lançado em 1984 para desenvolver um sistema operacional completo do tipo Unix, que é um software livre – ou seja, um software que pode ser livremente compartilhado e modificado. O nome “GNU” é um acrônimo recursivo para “GNU’s Not Unix”, escolhido porque o design do GNU é similar ao Unix, mas difere dele de muitas maneiras importantes.
Uma das formas mais importantes em que o GNU difere do Unix está em sua filosofia. O Projeto GNU está comprometido com os princípios do software livre, e este compromisso é refletido no design do sistema GNU.
O nome “GNU” é pronunciado g’noo, como a palavra “novo”. Não se pronuncia guh-noo ou gee-noo. Como é um GNU também conhecido? Um GNU é um tipo de software de computador que é projetado para dar aos usuários a liberdade de executar, estudar, compartilhar e modificar o software. O nome “GNU” é um acrônimo recursivo para “GNU’s Not Unix!”, que foi escolhido porque o objetivo do Projeto GNU era criar um sistema operacional de software livre que fosse compatível com o Unix.
O que é GNU vs Unix?
Nos termos mais simples, GNU é um sistema operacional tipo Unix e um conjunto de software de computador que é software livre – ou seja, que respeita a liberdade dos usuários. O sistema operacional GNU consiste de um kernel, a biblioteca C GNU, uma implementação da interface POSIX, e muitos utilitários e aplicativos.
O Unix é uma família de sistemas operacionais multitarefa e multiusuário que derivam do AT&T UNIX original, desenvolvido nos anos 70 no Bell Labs. Hoje, os sistemas Unix estão divididos em vários ramos, sendo os mais populares o Linux e os BSDs.
Todas as distros Linux usam GNU?
GNU é um conjunto de ferramentas de desenvolvimento de software de código aberto criado por Richard Stallman a fim de fornecer uma alternativa de software livre às ferramentas de desenvolvimento de software proprietário. Muitas distribuições populares de Linux, como Debian e Ubuntu, usam ferramentas GNU como suas ferramentas de desenvolvimento padrão. No entanto, existem algumas distribuições Linux que utilizam outros conjuntos de ferramentas, tais como o BSD ou ferramentas proprietárias.