Definição – O que significa Projeto GNU?
O Projeto GNU refere-se ao desenvolvimento colaborativo do sistema operacional GNU. Desenhado como uma alternativa Unix livre, o Projeto GNU foi lançado por Richard Stallman, fundador da Free Software Foundation (FSF), em janeiro de 1984. A sigla GNU recursiva representa a frase “GNU’s Not Unix.”
No contexto do Projeto GNU, software livre se refere a liberdade (versus preço). É definido como a liberdade de usar, copiar, distribuir, estudar, modificar e aprimorar software. O software livre não deve ser confundido com o software de código aberto, que é um movimento separado.
A partir de 2011, o Projeto GNU continua seu trabalho de desenvolvimento de software, conscientização, campanha política e compartilhamento de novo material.
Definirtec explica o Projeto GNU
Stallman anunciou o Projeto GNU em setembro de 1983 do campus do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Originalmente programado para angariar participação, o Manifesto GNU de Stallman incentiva os apoiadores a doar recursos financeiros, tempo pessoal e componentes de PC para o desenvolvimento do Projeto GNU.
De acordo com Stallman, o software livre é descrito da seguinte forma:
- Liberdade para aprender como um programa funciona e alterar um programa com base nas necessidades do usuário
- Liberdade para redistribuir software
- Liberdade para melhorar um programa e compartilhar essas melhorias
GNU integra nomes de arquivo mais longos e números de versão de arquivo e oferece suporte a um sistema à prova de falhas. Além disso, GNU e Linux se combinam para criar um sistema operacional GNU / Linux usado por milhões de pessoas. Esses sistemas são freqüentemente chamados de sistemas Linux.
Stallman também introduziu a Licença Pública Geral (GPL) para promover o código GNU e garantir que as gerações futuras ou esquemas de codificação derivados permaneçam livres para uso público em geral.
O direito de usar, editar e redistribuir o software GNU é conhecido como copyleft.