Definição – o que significa software?
Software, em seu sentido mais geral, é um conjunto de instruções ou programas que instruem um computador a realizar tarefas específicas.
Software é um termo genérico usado para descrever programas de computador executados em PCs, telefones celulares, tablets ou outros dispositivos inteligentes.
O software é freqüentemente usado para descrever todos os aspectos funcionais de um computador que não se referem aos seus componentes físicos (hardware). Scripts, aplicativos, programas e um conjunto de instruções são termos frequentemente usados para descrever software.
Tudo o que “roda” em um computador, de um sistema operacional a uma ferramenta de diagnóstico, videogame ou aplicativo, pode ser definido como software.
Definirtec explica o software
A teoria do software foi proposta pela primeira vez por Alan Turing em 1935 em seu ensaio: Números computáveis com uma aplicação para o problema de Entscheidungs. No entanto, a palavra software foi cunhada pelo matemático e estatístico John Tukey, em uma edição de 1958 da American Mathematical Monthly, na qual ele discutia programas de calculadoras eletrônicas.
As quatro categorias de software
Software de programação
O software de programação é um conjunto de ferramentas para ajudar os desenvolvedores a escrever programas. As várias ferramentas disponíveis são compiladores, vinculadores, depuradores, interpretadores e editores de texto.
Software de sistema
O software do sistema serve como base para o software aplicativo. O software do sistema inclui drivers de dispositivo, sistemas operacionais (SOs), compiladores, formatadores de disco, editores de texto e utilitários que ajudam o computador a operar com mais eficiência.
Ele também é responsável por gerenciar componentes de hardware e fornecer funções básicas não específicas para tarefas. O software do sistema geralmente é escrito na linguagem de programação C.
Software de aplicação
O software aplicativo se destina a executar determinadas tarefas. Exemplos de software de aplicativo incluem suítes de escritório, aplicativos de jogos, sistemas de banco de dados e software educacional.
O software aplicativo pode ser um único programa ou uma coleção de pequenos programas. Esse tipo de software é o que os consumidores geralmente chamam de “software”.
Software malicioso (malware)
O software malicioso é desenvolvido intencionalmente para danificar computadores e / ou interromper outro software. Os danos costumam ser causados sem o conhecimento de usuários que instalaram malware inadvertidamente, pois esse tipo de software geralmente age em segredo.
Exemplos de malware são:
- Spyware
- Vírus informáticos
- cavalos de Tróia
- Worms
- Adware
Em suma, sem software, um computador não executará nenhuma função e será simplesmente uma máquina inútil e inerte. Diferentes tipos de software também existem em relações mútuas diretas.
Por exemplo, um software aplicativo, como um software de processamento de texto, não pode funcionar a menos que um sistema operacional o execute, e o sistema operacional não pode ser desenvolvido a menos que um software de programação tenha sido usado em primeiro lugar.
O software precisa ser instalado para funcionar, geralmente copiando-o em um computador ou unidade de smartphone de um suporte físico (CD, DVD, disquete etc.) ou baixando-o da Internet.
Quando o usuário que opera o computador não deseja mais o software, ele pode ser removido permanentemente desinstalando-o (embora alguns malwares possam exigir a remoção de outro software, como um antivírus).
O software pode ser comprado online ou em lojas, ou pode ser fornecido gratuitamente. As versões de teste ou shareware permitem que os usuários testem o software gratuitamente por um número limitado de usos ou por um determinado tempo, após o qual podem optar por comprá-lo.
Em vez disso, o freeware e o software de código aberto podem ser usados sem pagar nada – este último até mesmo fornecendo o código-fonte usado para fazer o programa para que qualquer pessoa possa modificá-lo ou melhorá-lo.