Definição – o que significa programador de computador?
Um programador de computador é um profissional habilitado que codifica, testa, depura e mantém as instruções abrangentes conhecidas como programas de computador que os dispositivos devem seguir para executar suas funções.
Os programadores de computador também conceituam, projetam e testam estruturas lógicas para resolver problemas de computador. Os programadores fazem uso de linguagens de computador específicas como C, C ++, Java, PHP, .NET, etc. para converter os projetos de programa desenvolvidos por desenvolvedores de software ou arquitetos de sistema em instruções que o computador possa seguir. Freqüentemente, eles se referem a bibliotecas de código para simplificar sua codificação e podem criar ou fazer uso de ferramentas de software auxiliadas por computador para automatizar a codificação.
Um programador de computador também é conhecido como programador, codificador, desenvolvedor ou engenheiro de software. Além disso, o termo é freqüentemente usado para se referir a um desenvolvedor de software independente, desenvolvedor de aplicativos móveis, desenvolvedor da Web, analista de software, desenvolvedor de firmware integrado e assim por diante.
Definirtec explica programador de computador
Vários aprimoramentos na programação, como tecnologias de computação inovadoras, bem como novas linguagens de programação e ferramentas avançadas redefiniram a função do programador.
Os títulos e as descrições dos cargos podem variar de acordo com a organização. Os programadores de computador são geralmente classificados em dois grandes tipos: programadores de sistemas e programadores de aplicativos.
Os programadores de aplicativos executam a codificação para gerenciar uma determinada tarefa, como a codificação de um programa para monitorar o estoque dentro de uma empresa. Por outro lado, os programadores de sistemas codificam programas para manter e controlar o software do sistema, incluindo sistemas de gerenciamento de banco de dados e sistemas operacionais (SOs).
Os programadores de software podem trabalhar diretamente com especialistas de diferentes áreas para desenvolver software: programas destinados a clientes específicos ou pacotes de software para uso geral. Isso varia de software educacional a videogames e programas destinados a planejamento financeiro e editoração eletrônica.
Além disso, uma ascensão da Internet abriu caminho para mais oportunidades de desenvolvimento web. Atualmente, mais e mais aplicativos da web estão em uso e sendo desenvolvidos; qualquer pessoa pode simplesmente usar esses aplicativos da web com a ajuda de um navegador.
Alguns exemplos incluem diferentes serviços de e-mail, como Hotmail; serviços de pesquisa como o Google; serviços de compartilhamento de fotos como Flickr, Instagram; vários aplicativos de mídia social como Facebook, Twitter; etc. Os programadores utilizam editores de programação, também chamados de editores de código-fonte, para escrever o código-fonte de um programa ou aplicativo. Esses tipos de editores incorporam recursos ideais para programadores, que incluem realce de sintaxe de cores, preenchimento automático, recuo automático, verificação de sintaxe, correspondência de colchetes, etc. Esses recursos ajudam os programadores durante a codificação, depuração e teste.