Definição – O que significa Round Robin Scheduling (RRS)?
O agendamento round robin (RRS) é um algoritmo de agendamento de trabalho considerado muito justo, pois usa fatias de tempo que são atribuídas a cada processo na fila ou linha. Cada processo tem permissão para usar a CPU por um determinado período de tempo e, se não terminar dentro do tempo alocado, é interrompido e, em seguida, movido no final da linha para que o próximo processo na linha seja capaz de usar a CPU pelo mesmo período de tempo.
Definirtec explica Round Robin Scheduling (RRS)
O agendamento round robin é um algoritmo usado principalmente por sistemas operacionais e aplicativos que atendem a vários clientes que solicitam o uso de recursos. Ele lida com todas as solicitações em uma ordem circular primeiro a entrar, primeiro a sair (FIFO) e evita a prioridade para que todos os processos / aplicativos possam usar os mesmos recursos no mesmo período de tempo e também ter o mesmo tempo de espera cada ciclo; portanto, também é considerado como executivo cíclico.
É um dos algoritmos de agendamento mais antigos, simples, justos e amplamente usados de todos os tempos, em parte porque é muito fácil de implementar, pois não há tempos ou prioridades complicadas a serem consideradas, apenas um sistema FIFO e uma restrição de tempo fixa para cada uso do recurso. Isso também resolve o problema de fome, um problema em que um processo não é capaz de usar recursos por um longo tempo porque sempre é impedido por outros processos considerados mais importantes.