Definição – O que significa Programação Orientada a Assunto?
A programação orientada a assuntos é uma abordagem orientada a objetos em que diferentes subsistemas conhecidos como assuntos são divididos para criar novos assuntos com base na expressão da composição. A abordagem é um afastamento radical da abordagem clássica orientada a objetos, na qual os objetos são definidos com base em suas propriedades e métodos. A programação orientada a assuntos é amplamente orientada para dividir um sistema orientado a objetos em assuntos. Assim, ele fornece uma visão de composição do desenvolvimento do aplicativo.
Definirtec explica Programação Orientada a Assunto
O principal objetivo da programação orientada por assunto é ajudar na evolução das suítes e facilitar o desenvolvimento de aplicativos cooperativos. As duas maneiras pelas quais os aplicativos cooperam são compartilhando objetos e ajudando conjuntamente na execução das operações. Os assuntos na programação orientada por assunto podem ser usados para formar assuntos maiores junto com a combinação de suas funcionalidades. Isso ajuda a reutilizar as funcionalidades disponíveis para assuntos em assuntos maiores. Além disso, com base em regras de composição, os assuntos são compostos em um sistema e essa abordagem de divisão ajuda a estender e manter grandes ambientes orientados a objetos. O código-fonte do aplicativo não é necessário e ajuda a estender os aplicativos existentes com funcionalidades novas e não planejadas.
A abordagem orientada ao assunto ajuda a trazer um modelo e a focar em questões relacionadas à composição dentro de um aplicativo. Traz regras de composição e compositores, além de auxiliar na melhor criação de objetos, considerando protocolos de exclusão e finalização. Também ajuda na correspondência de classes e interfaces e também a cuidar de problemas de implementação.