Definição – O que significa Programação Enxuta?
A programação enxuta é uma metodologia que visa otimizar a eficiência e minimizar o desperdício de aplicativos de software durante seu projeto e criação. Esta metodologia pode ser aplicada em toda a organização e envolver todas as partes interessadas no desenvolvimento e entrega de um aplicativo de software.
A programação enxuta foi um conceito da indústria japonesa adotado pelos Estados Unidos durante a década de 1980. Seu principal objetivo é a melhoria contínua do produto em todos os níveis e etapas operacionais.
Definirtec explica a programação enxuta
Em software de programação enxuta, os defeitos são uma parte aceita do desenvolvimento de aplicativos e eliminá-los é o objetivo principal. Isso envolve a redução da quantidade de código associada a produtos sem erros, o que, por sua vez, reduz os estoques inflados e o desperdício. Por exemplo, pedaços menores de código pré-testado e sem erros são freqüentemente usados para construir aplicativos maiores para atender às necessidades do cliente.
Se implementada corretamente, a programação enxuta pode entregar um produto completo dentro do orçamento e com maior eficiência, aumentando a satisfação do cliente.
Como acontece com qualquer metodologia, o aspecto mais difícil da programação enxuta pode frequentemente ser convencer os programadores a implementar novos métodos de desenvolvimento.