Definição – o que significa programação do sistema?
A programação do sistema envolve projetar e escrever programas de computador que permitem ao hardware do computador interagir com o programador e o usuário, levando à execução efetiva do software aplicativo no sistema do computador. Os programas de sistema típicos incluem o sistema operacional e firmware, ferramentas de programação como compiladores, montadores, rotinas de E / S, interpretadores, planejador, carregadores e vinculadores, bem como as bibliotecas de tempo de execução das linguagens de programação de computador.
Definirtec explica a programação do sistema
A programação do sistema é uma base essencial e importante no desenvolvimento de qualquer aplicativo de computador, e sempre evoluindo para acomodar as mudanças no hardware do computador. Este tipo de programação requer algum nível de conhecimento de hardware e depende da máquina; o programador do sistema deve, portanto, saber o hardware pretendido no qual o software deve operar.
Além disso, o programador pode fazer algumas suposições sobre o hardware e outros componentes do sistema. O software geralmente é escrito em uma linguagem de programação de baixo nível que é capaz de operar com eficiência em um ambiente com recursos limitados e com pouca sobrecarga de tempo de execução usando uma pequena biblioteca ou nenhuma. A linguagem de baixo nível permite o controle direto sobre o acesso à memória e permite que o programa seja escrito diretamente em uma linguagem assembly. A maioria dos programas é escrita em linguagens assembly, como C, C ++ e C #.
A programação do sistema leva ao desenvolvimento de um software de sistema de computador que gerencia e controla as operações do computador. Os códigos de baixo nível estão muito próximos do nível de hardware e lidam com coisas como registradores e alocações de memória. Os programas de sistema ou software de sistema coordenam a transferência de dados entre os vários componentes e lidam com a compilação, vinculação, inicialização e interrupção de programas, leitura de arquivos e gravação em arquivos.
A programação do sistema aprimora ou estende as funções de um sistema operacional e pode incluir componentes como drivers, utilitários e atualizações. Eles permitem o gerenciamento eficiente de recursos de hardware, como memória, acesso a arquivos, operações de E / S, gerenciamento de dispositivos e gerenciamento de processos, como administração de processos e multitarefa. Um exemplo é um sistema operacional, que geralmente atua como a interface entre o usuário, o software do aplicativo e o hardware do computador. O sistema operacional oferece um ambiente que permite aos usuários executar outros programas com eficiência. Composto por um conjunto de programas de sistema, as funções do sistema operacional incluem gerenciamento de armazenamento, tratamento de arquivos, gerenciamento de memória, CPU e agendamento e gerenciamento de dispositivos, tratamento de erros, controle de processo e muito mais.