Definição – o que significa programação declarativa?
A programação declarativa é um paradigma de programação no qual o programador define o que precisa ser realizado pelo programa, sem definir como precisa ser implementado. Em outras palavras, a abordagem enfoca o que precisa ser alcançado em vez de instruir como fazê-lo. É diferente de um programa imperativo que tem o comando definido para resolver um determinado conjunto de problemas, descrevendo as etapas necessárias para encontrar a solução. A programação declarativa descreve uma classe particular de problemas com a implementação da linguagem, tendo o cuidado de encontrar a solução. A abordagem de programação declarativa ajuda a simplificar a programação por trás de alguns aplicativos de processamento paralelo.
Definirtec explica programação declarativa
A ordem de expressão ou instruções ou a replicação de uma instrução não teria qualquer impacto na programação declarativa. A programação declarativa pode ser posteriormente categorizada em programação de restrição, programação lógica e programação lógica de restrição. Prolog, SQL e SQL embutido são alguns dos exemplos bem conhecidos de linguagens de programação declarativas. Ferramentas são fornecidas aos programadores em programação declarativa para permitir a abstração da implementação e ajudar na concentração do problema.
Existem muitas vantagens associadas à programação declarativa. Em primeiro lugar, ele minimiza a mutabilidade. Estruturas de dados imutáveis ajudam a eliminar bugs difíceis de detectar e são mais fáceis de controlar. Os programadores achariam mais fácil trabalhar com essas abordagens de programação do que com procedimentos pouco claros, dependências implícitas ou com muitos estados mutáveis. Outro benefício da programação declarativa é que reduz os efeitos colaterais do estado, favorecendo o uso de construções complexas, como funções e pipelines de ordem superior, e desencorajando variáveis. A abordagem de programação também ajuda a tornar o código mais compreensível e escalável.