Definição – O que significa Programação de Quarto?
A programação do quarto refere-se aos diferentes tipos de programação amadora, em contraste com um processo de programação altamente controlado ou corporativo.
As definições de “programação de quarto” podem variar um pouco. Alguns definem a programação do quarto como uma programação amadora que não é feita com fins lucrativos. Em outras definições, o termo simplesmente se refere aos projetos de programadores que estão “trabalhando sozinhos”, em vez de trabalhar diretamente em um ambiente de escritório corporativo.
Definirtec explica a programação do quarto
Alguns definem ou descrevem a programação dormitório em termos de certos princípios que os programadores usavam nos dias em que a programação de computadores era mais acessível e mais pessoas programavam em suas casas ou independentemente de grandes corporações. Há um argumento a ser feito que, junto com uma forma corporativa de programação de computador, onde as empresas de capital de risco apoiam processos de desenvolvimento estritamente modelados, o uso de ferramentas modernas como interfaces de programação de aplicativos (APIs) e bibliotecas mudou as formas essenciais de funcionamento dos programadores e as formas como eles desenvolvem tecnologia. Por exemplo, algumas pessoas diriam que a programação de quarto é uma tentativa de colocar o poder de volta nas mãos de um indivíduo solitário ou de voltar aos dias nostálgicos, quando os programadores amadores praticavam seu ofício livre de modelos ou ferramentas de estrutura como APIs. É a ideia de que, em vez de usar sistemas desenvolvidos coletivamente, os programadores amadores apenas trabalharam com código e hardware bruto para “fazer suas próprias coisas”.
Como uma declaração sobre a natureza essencial da programação, a ideia de programação dormitório pode ser útil quando os desenvolvedores e programadores examinam seus métodos e técnicas, e como eles se aplicam à indústria de software, por exemplo, se a indústria realmente se tornou muito corporativa e se beneficiaria de um retorno a alguns ideais fundamentais sobre programação que eram verdadeiros na década de 1980. Ao promover e considerar a programação de dormitório, alguns profissionais de TI também observam o uso de tecnologias mais primitivas daquela época para entender melhor como as formas de programação de dormitório funcionariam.