Definição – O que significa Programa Potencialmente Indesejado (PUP)?
Um programa potencialmente indesejado (PUP) é um software que também é baixado quando um usuário baixa um programa ou aplicativo específico. O PUP é semelhante ao malware no sentido de que causa problemas ao ser baixado e instalado.
Este termo foi cunhado pela empresa de segurança de Internet McAfee para evitar rotular programas para download como malware. O que diferencia um filhote de cachorro de malware é que o usuário dá consentimento para baixá-lo. Quando o usuário baixa um programa da Internet e se esquece de ler o contrato de download, ele ou ela pode não entender quais outros programas indesejados estão sendo baixados.
Definirtec explica o programa potencialmente indesejado (PUP)
Geralmente, os PUPs têm efeitos indesejáveis no computador do usuário. Depois de baixado, um filhote pode executar vários processos em segundo plano que tornam o computador lento ou pode exibir vários anúncios irritantes. O único propósito desses aplicativos não é descoberto até que sejam instalados e executados. Na maioria das vezes, os PUPs são baixados e instalados com aplicativos legítimos, e os usuários não têm conhecimento dessas instalações adicionais porque não leem os contratos completamente.