Definição – o que significa programa orientado a eventos?
Um programa orientado a eventos é aquele que responde amplamente aos eventos do usuário ou outras entradas semelhantes. O conceito de programação orientada a eventos é importante no desenvolvimento de aplicativos e outros tipos de programação, e gerou o surgimento de manipuladores de eventos e outros recursos.
Um programa orientado a eventos também é conhecido como aplicativo orientado a eventos.
Definirtec explica o programa orientado a eventos
A ideia na programação orientada a eventos é que o programa seja projetado para reagir.
Ele reage a tipos específicos de entrada de usuários, seja um clique em um botão de comando, uma escolha em uma lista suspensa, uma entrada em uma caixa de texto ou outros tipos de eventos de usuário.
Outras linguagens de programação podem apresentar eventos de usuário que são amplamente fornecidos por meio de uma interface de linha de comando ou algum outro tipo de interface de usuário. O oposto da programação orientada a eventos seria a programação escrita para agir independentemente da entrada do usuário.
Por exemplo, aplicativos de exibição como os de atualizações meteorológicas ou placares esportivos podem apresentar menos da programação orientada a eventos que é inerente a outros tipos de programas. No entanto, quase todos os softwares dependem de eventos do usuário para funcionalidade, e seria fácil argumentar que a programação orientada a eventos é o padrão para quase todos os tipos de projetos.
Isso porque, em geral, os aplicativos e módulos de código são escritos para responder às ações humanas, o que faz parte do conceito central de como os humanos trabalham com as máquinas. No entanto, a identificação de aspectos de programas baseados em eventos pode ser útil na análise de design.