Definição – O que significa o Programa de Controle para Microcomputadores (CP / M)?
O Programa de Controle para Microcomputadores (CP / M) era um sistema operacional projetado para a família de processadores Intel 8080 e 8085. Foi desenvolvido por Gary Kildall e publicado sob sua organização, Digital Research Inc., em meados da década de 1970.
O Programa de Controle para Microcomputadores também pode ser conhecido como Programa de Controle / Monitor.
Definirtec explica o programa de controle para microcomputadores (CP / M)
O Programa de Controle para Microcomputadores foi inicialmente projetado para funcionar em processadores de oito bits e fornecia apenas 64 KB de memória. Foi o primeiro sistema operacional que introduziu o BIOS (Basic Input Output System), o que o tornou compatível com diferentes plataformas de hardware.
Além do BIOS, o CP / M incluiu o sistema operacional de disco básico (BDOS) e o processador de comando de controle (CCP). O CCP habilitou o CP / M para fornecer os resultados da entrada no monitor tirados do teclado, enquanto o BDOS foi usado para tarefas como abertura / fechamento de arquivo, impressão, etc. Além disso, o CP / M suportou a maioria dos aplicativos naquele momento, incluindo WordStar e dBase.
Embora tenha sido considerado um pioneiro em sistemas operacionais para computadores em geral, a CP / M ganhou muito entusiasmo quando sua organização-mãe recusou a proposta da IBM de licenciar o sistema operacional para PCs IBM.