Definição – O que significa Certified Cyber Forensics Professional (CCFP)?
A certificação Certified Cyber Forensics Professional (CCFP) é uma das várias certificações oferecidas pelo International Information Systems Security Certification Consortium ((ISC) 2), líder em gerenciamento de segurança cibernética e tecnologia da informação (TI). (ISC) 2 oferece a certificação CCFP para desenvolver liderança profissional no campo crescente da ciência forense cibernética.
Definirtec explica Certified Cyber Forensics Professional (CCFP)
A disciplina da ciência forense cibernética envolve a recuperação de dados que são difíceis de obter, devido à atividade anterior do usuário ou outros fatores. Esses profissionais devem vasculhar os sistemas de TI e a mídia de armazenamento físico ou lógico para localizar informações usadas como evidências em um processo legal, pesquisa ou de outra forma valiosas para uma empresa ou outra entidade.
Ao descrever a certificação CCFP, os funcionários do (ISC) 2 apontam que é uma certificação avançada para aqueles que precisam adaptar seus conhecimentos de ciência forense a diferentes plataformas e cenários. Aqueles que se inscrevem para um teste de CCFP geralmente têm credenciais cibernéticas mais básicas e podem ter experiência anterior em aplicação da lei, inteligência comercial (BI) ou direito. Aqueles que trabalharam com ferramentas como e-discovery ou em áreas de gerenciamento de segurança cibernética são bons candidatos para a certificação CCFP.
A certificação CCFP testa seis domínios, incluindo:
- Princípios legais
- Princípios éticos
- Ciência forense
- Análise de aplicativos
- Tecnologias híbridas
- Tecnologias emergentes
Os indivíduos são testados nos detalhes desses domínios, incluindo diferentes tipos de investigações e procedimentos judiciais, bem como a análise de mídias e redes de armazenamento digital.