Definição – O que significa Produção Enxuta?
A produção enxuta é um método de fabricação sistemático usado para eliminar desperdícios no sistema de fabricação. Ele leva em consideração os resíduos gerados por cargas de trabalho desiguais e sobrecarga e, em seguida, os reduz para aumentar o valor e reduzir custos. A palavra “enxuta” no termo simplesmente significa sem excesso, então a produção enxuta pode ser traduzida simplesmente em desperdício mínimo de fabricação.
Definirtec explica a produção enxuta
A produção enxuta está centrada em determinar quais atividades ou processos agregam valor, reduzindo outros aspectos, como diminuir a produção de um determinado tipo de produto que dá menos valor e usar os recursos para produzir mais de outro, ao mesmo tempo que diminui o desperdício. É uma filosofia de gestão que foi adotada a partir do Sistema Toyota de Produção (TPS) criado por Taiichi Ohno.
A produção enxuta trata da redução do desperdício, não apenas do desperdício de material, mas também do desperdício de tempo e trabalho gerados por alguns processos. Quando todos esses resíduos forem removidos do sistema, só então pode-se dizer que o sistema está realmente enxuto e otimizado. Em suma, a produção enxuta envolve esforços constantes para reduzir ou eliminar o desperdício desde o processo de design até a fabricação, distribuição e até o suporte ao produto e além das fases. Mas não se trata apenas de reduzir desperdícios e despesas gerais, o princípio da produção enxuta também trata de aumentar a velocidade, a eficiência e melhorar a qualidade além da eliminação de desperdícios. Isso requer trabalho e o desenvolvimento de uma cultura enxuta dentro da força de trabalho, o que, em última análise, leva a um valor agregado tanto para o cliente quanto para a empresa.