Definição – o que significa processamento de dados em tempo real?
O processamento de dados em tempo real é a execução de dados em um curto período de tempo, fornecendo saída quase instantânea. O processamento é feito conforme os dados são inseridos, portanto, é necessário um fluxo contínuo de dados de entrada para fornecer uma saída contínua. Bons exemplos de sistemas de processamento de dados em tempo real são caixas eletrônicos de bancos, sistemas de controle de tráfego e sistemas de computador modernos, como o PC e dispositivos móveis. Em contraste, um sistema de processamento de dados em lote coleta dados e, em seguida, processa todos os dados em massa posteriormente, o que também significa que a saída é recebida posteriormente.
O processamento de dados em tempo real também é conhecido como processamento de fluxo.
Definirtec explica o processamento de dados em tempo real
Um sistema de processamento de dados em tempo real é capaz de receber a entrada de dados que mudam rapidamente e, em seguida, fornecer saída quase instantaneamente, de forma que a mudança ao longo do tempo seja prontamente vista em tal sistema. Por exemplo, um sistema de radar depende de um fluxo contínuo de dados de entrada que são processados por um computador para revelar a localização de várias aeronaves voando dentro do alcance do radar e, em seguida, exibi-lo em uma tela para que qualquer pessoa olhando para a tela possa saber a localização real de uma aeronave naquele momento.
O processamento de dados em tempo real também é chamado de processamento de fluxo, devido ao fluxo contínuo de dados de entrada necessários para produzir saída naquele momento. Bons exemplos são o processamento de pedidos de comércio eletrônico, reservas e reservas online e detecção de fraude em tempo real de cartão de crédito. O maior benefício do processamento de dados em tempo real são os resultados instantâneos dos dados de entrada que garantem que tudo esteja atualizado. O processamento em lote, por outro lado, significa que os dados não são mais oportunos.